11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

A nova edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba já tem data para acontecer. O festival, que é voltado a todos os apaixonados pela sétima arte e pela cultura de forma geral, retorna com sua 11ª edição em formato presencial e com parte de sua programação no online, de 1º a 9 de junho.

“Depois de dois anos atuando em formato online, estamos muito felizes em poder voltar a ocupar as salas de cinema, exibindo produções que fogem dos grandes circuitos e que dão a oportunidade para longas e curtas-metragens de todo o mundo de serem apreciados pelos cinéfilos de plantão, além de promover encontros e bate-papos com críticos, cineastas e profissionais da área”, comenta Antonio Gonçalves, um dos idealizadores do Olhar de Cinema.

Entre as salas de cinema e espaços que receberão as produções selecionadas pela curadoria do festival, estão o Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro, Curitiba); Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial, Curitiba); Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 124 – Centro Cívico, Curitiba); a Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, Curitiba); e o Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba).

A relação completa de filmes selecionados para a edição será divulgada em breve.

O 11ª Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba ainda será marcado pela volta das mostras Pequenos Olhares, Olhares Clássicos e Olhar Respectivo.

“A Mostra Pequenos Olhares é voltada às crianças e adolescentes e tem o intuito de apresentar a experiência cinematográfica para as mais variadas idades, tornando-a um programa para toda a família. Já a Olhares Clássicos traz um panorama dos mais diversos filmes que marcaram a história do Cinema, passando por diferentes países, cineastas, gêneros e épocas. E a Olhar Retrospectivo dá destaque a um grande nome do cinema mundial, estudando sua trajetória e uma reflexão sobre suas obras”, explica Gonçalves.

O festival ainda reúne as mostras:

– Mostra Competitiva: Reúne longas e curtas-metragens inéditos no Brasil com narrativas que se apresentam de forma envolvente e arriscada, em busca do equilíbrio entre inventividade e potencial de comunicação com o público;

– Mostra Novos OlharesReúne longas-metragens com propostas estéticas mais radicais, convidando o público a diferentes sensações, podendo ser um mergulho lírico, investigações das criações alegóricas;

– Mostra Outros Olhares: Reúne longas e curtas-metragens com uma grande variedade de propostas, estilos, linguagens e abordagens que refletem o mundo atual de extremos que vivemos, fazendo um diálogo entre produções inéditas e outras que já possuem trajetória internacional em festivais e mostras recentes;

– Olhares Brasil: Reúne curtas e longas-metragens nacionais inéditos ou que já estiveram em festivais de cinema do Brasil e do mundo;

Mostra Foco: Destaca a uma obra ainda não conhecida pelo público, ou pouco vista nos circuitos de festivais brasileiros, dando a chance ao público de explorar uma produção ainda em formação e maturação, porém dentro de um conjunto de filmes que contém a força necessária para lançar um nome à posição de cineasta contemporâneo;

– Mirada ParanaenseConvida o público a conhecer as primeiras produções de novos (as) diretores (as), assim como acompanhar obras inéditas de cineastas experientes, resultando em um panorama da produção audiovisual do Paraná;

– Exibições EspeciaisUm espaço privilegiado para destaques do cinema nacional, mundial, pré-estreias e para a redescoberta de produções, passando por diferentes culturas, realidades e mesclando elementos do passado e presente para criar possibilidades futuras;

11ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba tem patrocínio da Sanepar, Compagas, Copel, Uninter e Peroxidos do Brasil; apoio do Grupo Servopa e Tintas Verginia; apoio cultural do Projeto Paradiso; e produção da Grafo. O projeto também tem recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba -, com realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura.

Serviço:11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de CuritibaData: 1º a 9 de junho de 2022Site oficialwww.olhardecinema.com.brRedes sociaisInstagram | Facebook | TwitterPatrocínio: Sanepar, Compagas, Copel, Uninter e Peroxidos do BrasilApoio: Grupo Servopa e Tintas TerginiaApoio Cultural: Projeto ParadisoProdução: GrafoProjeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura

Fonte: Tip Mídia