Sob um céu nublado em Recife, com passos ansiosos e repórteres espalhados pelo Teatro do Parque, o CINE PE iniciou sua jornada com a Mostra ‘Filme Hors Concours’, dedicada a longas-metragens que não faziam parte da competição competitiva. A escolha para a abertura deste evento anual foi o filme ‘Ainda Somos os Mesmos’, dirigido por Paulo Nascimento e estrelando nomes de peso como Edson Celulari, Lucas Zaffari e Nestor Guzzini. Este filme foi escolhido pela curadoria por sua capacidade de abordar temas relacionados às lutas durante a ditadura, com personagens que transitam habilmente entre contextos diversos. Apesar de trazer temas intrigantes, especialmente após a eleição de Lula em 2022, parece que o filme ainda precisa aprimorar alguns detalhes para alcançar todo o seu potencial visual.
No seu histórico, “Ainda Somos os Mesmos” ostenta um prêmio conquistado em Montreal, alcançado em maio deste ano, e está com sua estreia prevista ainda para 2023. O filme se baseia em um dos momentos mais tensos da política latino-americana no século 20, utilizando fatos reais descritos por João Carlos Bona Garcia. Ele foi preso por 40 dias na Embaixada do Brasil em Santiago do Chile durante o golpe de Estado do general Augusto Pinochet, que derrubou o presidente democraticamente eleito Salvador Allende, vítima de assassinato sob o regime ditatorial. Embora o filme aborde um tema intrigante e tenha um enredo promissor, parece que ainda está em processo de produção e aprimoramento, dando a sensação de que a obra ainda não foi finalizada.
Durante a sessão, era notável que alguns espectadores trocavam olhares em um tom irônico. A trilha sonora, embora repetitiva e com elementos que lembravam sons de suspense de telenovelas, não seria um problema se estivesse integrada de forma mais orgânica à trama. No entanto, a impressão que se tinha era que esse elemento sonoro foi inserido de maneira excessivamente explícita, como se estivesse tentando enfatizar de forma forçada que aquele momento era de suspense. Essas escolhas narrativas mais óbvias acabaram por tornar a experiência incômoda durante a exibição. Apesar da intenção do filme de alcançar um público mais amplo e de abordar o tema dos brasileiros no Chile durante um período autoritário no Brasil, não conseguiu estabelecer uma conexão emocional sólida com sua audiência. Ao longo da projeção, surge a impressão de que o filme se transformou em uma paródia, devido à falta de elementos criativos na mise-en-scène. No entanto, essa sensação de paródia não se concretiza completamente devido à intervenção nos minutos finais, quando imagens de arquivo e letreiros são incorporados.
Ao eliminarmos esses elementos que, infelizmente, prejudicam quase toda a experiência, percebemos que a obra consegue estabelecer uma conexão agradável com o contexto do antigo governo, embora de uma maneira ainda um tanto artificial. O filme de Paulo Nascimento, embora não alcance a emotividade necessária em alguns momentos, serve como um documento valioso para registrar o passado e sua conexão com um presente poderoso, como evidenciado pelas invasões em Brasília protagonizadas por manifestantes vestindo as cores do Brasil.
Um aspecto notável é o espaço que o Cine PE proporcionou para a estreia de filmes nacionais em seu festival. Caso não tivesse sido selecionado, este filme poderia ter passado despercebido entre a ampla variedade de produções brasileiras que buscam retratar eventos históricos. Com suas características positivas e negativas, o festival permitiu que questões e preocupações fossem expressas, enfatizando que o passado pode se repetir, possivelmente de forma ainda mais preocupante desta vez.
Filme: Ainda Somos os Mesmos Elenco: Edson Celulari, Carol Castro, Gabrielle Fleck e Lucas Zaffari. Direção: Paulo Nascimento Roteiro: Paulo Nascimento Produção: Brasil Ano: 2023 Gênero: Drama, Suspense Sinopse: A partir de fatos reais escritos por João Carlos Bona Garcia, preso por 40 dias na Embaixada do Brasil em Santiago do Chile, durante o golpe de Estado do general Augusto Pinochet contra o presidente eleito democraticamente Salvador Allende, assassinado pela ditadura. Classificação: 12 anos Distribuidor: Paris Filmes Streaming: Indisponível Nota: 5,0 |
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