47ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo

47ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo

No último sábado (07/10), o Club do Filme esteve presente na coletiva de imprensa da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com sessão exclusiva de Dinheiro Fácil (Dumb Money, 2023), de Craig Gillespie. Além da exibição do filme, houve uma apresentação da diretora do evento, Renata de Almeida e a participação dos patrocinadores do evento. Segue abaixo o release geral da Mostra:

De 19 de outubro a 1º de novembro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. Compõem a seleção deste ano cerca de 360 filmes de 96 países. A mostra acontece em 24 salas de cinemas, espaços culturais e CEUS espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. Além disso, as plataformas Itaú Cultural Play, Sesc Digital e Spcine Play vão dar acesso gratuito a títulos selecionados pela curadoria do evento.

Anatomia de uma Queda (Anatomie D’une Chute), de Justine Triet, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, abre a 47ª Mostra na quarta-feira, dia 18, na Cinemateca Brasileira, em sessão para convidados.

Entre os títulos confirmados para a 47ª edição estão Maestro, de Bradley Cooper, A Teoria Universal, de Timm Kröger, Ervas Secas, de Nuri Bilge Ceylan, Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki, A Besta, de Bertrand Bonello, Bom Dia à Linguagem, de Paul Vecchiali, Mulher de…, de Malgorzata Szumowska e Michal Englert, O Livro das Soluções, de Michel Gondry, Juventude (Primavera), de Wang Bing, Na Água, de Hong Sang-soo, Evil Does Not Exist, de Ryûsuke Hamaguchi, La Chimera, de Alice Rohrwacher, Anselm – 3D, de Wim Wenders, Fechar os Olhos, de Victor Erice, e O Espectro do Boko Haram, de yrielle Raingou.

A arte do cartaz da 47ª Mostra é assinada pelo italiano Michelangelo Antonioni, que recebe uma tripla homenagem. O festival faz uma retrospectiva que conta com 23 títulos do cineasta. Serão exibidos curtas e longas, documentários e ficções, realizados entre 1947 e 2004.

Além disso, entre os dias 23 de outubro e 17 de novembro, 24 pinturas de Antonioni ganham exposição com entrada franca no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

E ainda, para completar a homenagem ao mestre Antonioni, o seu roteiro Tecnicamente Doce terá uma leitura feita por grandes atores e dirigida pelo cineasta André Ristum. Uma oportunidade para o público da Mostra ver a preparação do futuro filme.

A Petrobras inaugura uma nova ação de patrocínio com a construção de um espaço temporário na Cinemateca Brasileira. Chamado Espaço Petrobras, o local vai abrigar, além de sessões tradicionais na área externa, o Domingo Musical, no dia 22, com a exibição do filme Saudosa Maloca, de Pedro Serrano, que será precedido por uma roda de samba com Everson Pessoa, que fez a trilha do filme, e convidados. Meu Sangue Ferve por Você, de Paulo Machline, encerra a noite com canja de Sidney Magal.

O Espaço Petrobras vai exibir no dia 19 De Longe Toda Serra É Azul, de Neto Borges, seguido de show de Zeca Baleiro, autor da trilha sonora. No dia 26 é a vez da sessão de Mussum, O Filmis, de Silvio Guindane, ter apresentação de uma roda de samba na sequência.

A 47ª Mostra também exibe o marco do cinema de vanguarda soviético Um Homem com uma Câmera (1929), de Dziga Vertov, com nova trilha composta pelo compositor, flautista e professor Luiz Henrique Xavier.

Em homenagem ao dramaturgo, diretor, ator e encenador José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, morto em julho, o festival faz uma sessão especial de 25. O filme, dirigido por ele e Celso Luccas, registra as transformações provocadas pela Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique). O longa foi apresentado na primeira Mostra Internacional de Cinema, em 1977, sem a presença dos diretores, exilados pela ditadura militar.

Também ganham exibição as cópias restauradas dos clássicos Amor Louco (1969), de Jacques Rivette, Vale Abraão (1993), de Manoel de Oliveira, O Retorno à Razão (1923), de Man Ray, Corisco & Dadá (1996), de Rosemberg Cariry, O Sangue (1989), de Pedro Costa, e Underground: Mentiras de Guerra (1995), de Emir Kusturica.

Além de integrar o júri desta edição da Mostra, Kusturica vai receber o Prêmio Leon Cakoff, que também será entregue a Júlio Bressane, na abertura do evento. Integram a programação os dois filmes mais recentes do cineasta carioca, o documentário A Longa Viagem do Ônibus Amarelo e a ficção Leme do Destino.

Já o Prêmio Humanidade deste ano será entregue a dois documentaristas: o cineasta francês Sylvain George e o diretor americano Errol Morris. George é homenageado com a exibição dos sete documentários dirigidos por ele. Também ganha sessão o filme mais recente do premiado diretor americano, The Pigeon Tunnel.

Três longas de Lenny Abrahamson, que integra o júri com Kusturica, Bárbara Paz, Enrica Fico Antonioni, Mariette Rissenback e Welket Bunguê, serão revisitados na Mostra: Adam e Paul, Garage e O que Richard Fez.

Integra a programação do festival a exposição O Filme Perdido, com desenhos originais da graphic novel homônima de Cesar Gananian e Chico França. As obras ficarão expostas no foyer do Cinesesc a partir do dia 18 de outubro. O livro também será lançado durante a Mostra.

Além dele, também serão lançados durante o festival dois livros que celebram os trabalhos de dois grandes nomes da crítica brasileira: “Inácio Araújo – olhos livres”, organizado por Sérgio Alpendre e Laura Loguercio Cánepa, e “A Arte da Crítica”, de Luiz Zanin Oricchio.

Pela primeira vez, a Mostra leva parte da seleção de sua 47ª edição ao Norte do Brasil. Uma parceria com o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), em Manaus, vai exibir títulos brasileiros e internacionais em três locais do centro da capital amazonense entre os dias 27 e 29 de outubro.

A itinerância promovida pelo Sesc ocorrerá em 10 unidades do interior paulista, de 21 de novembro a 21 de dezembro. Os filmes da Mostra serão exibidos nos Sesc Araraquara, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Jundiaí e Campinas.

Também integram a programação da 47ª Mostra obras em realidade virtual, que serão exibidas na Cinemateca Brasileira e no Cinesesc. Foram selecionados cerca de 10 títulos premiados em festivais internacionais.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Mostra realiza o Encontro de Ideias Audiovisuais, que inclui o VII Fórum Mostra, o VII Da Palavra à Imagem e o II Mercado. O Encontro será realizado de 26 a 28 de outubro, na Cinemateca Brasileira.

A Cinemateca Brasileira também abriga durante o III Encontro de Ideias uma exposição com releituras de 25 cartazes de filmes brasileiros feitos por 25 artistas diferentes. As obras celebram os 25 anos da Globo Filmes.

Além do aplicativo exclusivo da Mostra, onde estarão disponíveis programação, venda de ingressos e notícias do festival, neste ano cerca de 20 filmes da seleção terão recurso de acessibilidade por meio do aplicativo Mobiload.

A Netflix pela primeira vez vai entregar um prêmio no festival, que será concedido a um filme brasileiro participante da Mostra deste ano que ainda não tenha contrato com um serviço de streaming e que será licenciado e exibido em mais de 190 países.

Também pela primeira vez será entregue o Prêmio Paradiso para um dos filmes selecionados da seção Mostra Brasil. A premiação vai apoiar a distribuição da obra nas salas de cinema brasileiras.

E pela segunda vez o coletivo BRADA, de diretoras de arte do Brasil, entrega um prêmio para direção de arte. Também organiza três mesas na Cinemateca que irão discutir a importância da direção de arte.

PATROCINADORES DA 47ª MOSTRA

PETROBRAS

“É com muito orgulho que a Petrobras está de volta à Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um projeto tão emblemático e importante. Neste que ano em que comemoramos os 70 anos da Petrobras e 47 da Mostra, temos ampliado nosso apoio à Cultura, que tanto faz parte de nossa história e é um dos tipos de energia que levamos à vida das pessoas. Retornamos à Mostra como um dos principais patrocinadores desta edição de 2023, já confirmados também para a edição de 2024. A Petrobras segue como forte parceiro do cinema brasileiro, seja nos festivais, projetos de circulação como Sessão Vitrine Petrobras e ampliando seu legado de apoio a mais de 500 filmes desde os anos 90, que inclui projetos como Carlota Joaquina, O Quatrilho, Tropa de Elite, Se eu Fosse Você, O Menino E O Mundo, Bacurau, Divinas Divas, Café com Canela, O Rio do Desejo e tantos outros. Seguimos atentos às novidades e à nossa participação no desenvolvimento desse setor tão importante para a economia brasileira, com diversidade e valorização da nossa Cultura.”

ITAÚ

Com 36 anos de trajetória, o Itaú Cultural – atualmente parte da estrutura da Fundação Itaú – realiza diversas ações e iniciativas em prol da produção, da difusão e do fomento do audiovisual e do cinema brasileiro. A parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo reforça o compromisso do banco com o incentivo à criatividade, à produção de conhecimento e àquelas experiências que inspiram novos olhares para a nossa realidade.

SESC

Presente desde a inauguração da Mostra, ocorrida em 1977, o Sesc reafirma, ao realizar mais uma edição do projeto, seu compromisso enquanto instituição engajada com o fomento das artes, sobretudo no âmbito educativo. Parte das sessões da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ocorrem no CineSesc, em itinerâncias em cidades do interior do estado de São Paulo e sob demanda, na plataforma Sesc Digital, de modo a expandir a proposta de democratização cultural característica ao projeto.

 SPCINE

A Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, orgulha-se de, mais uma vez, patrocinar a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Durante este festival tão importante para o calendário cultural paulistano, teremos exibições no Circuito Spcine, na Spcine Play (www.spcineplay.com.br) – com acesso gratuito para todo o Brasil -, além de painéis e workshop.

DESENVOLVE SP

A Desenvolve SP é a agência de fomento do Governo do Estado de São Paulo que promove a democratização do crédito produtivo, gerando desenvolvimento, emprego e renda. Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a instituição vislumbra o cinema como um segmento significativo da indústria na criação de postos de trabalho. E considera a Mostra uma oportunidade de ampliação do acesso à cultura em São Paulo.

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Desde a 39ª edição, em 2015, a Mostra Internacional de Cinema compromete-se a compensar suas emissões de CO², contratando empresa especializada em neutralizá-las através da quantificação e compensação ambiental, por meio de aquisição de créditos de carbono oriundos de projetos de preservação florestal.

FILMES CONFIRMADOS | PREMIADOS

A programação da 47ª Mostra conta com filmes inéditos que se destacaram nos principais festivais internacionais em 2023.

Do Festival de Veneza, além do já citado filme de Hamagushi, vencedor do grande prêmio do júri e do prêmio da crítica, vem Paraíso em Chamas, de Mika Gustafson, vencedor da Mostra Orizzonti de melhor direção; El Paraíso, de Enrico Maria Artale, que ganhou o prêmio de melhor roteiro na Mostra Orizzonti e que deu a Margarita Rosa de Francisco o prêmio de melhor atriz da Mostra Orizzonti; O Amor É uma Arma, de Lee Hong-chi, prêmio de melhor primeiro filme; Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário, de Ariane Louis- Seize, vencedor da Giornatta; Malqueridas, de Tana Gilbert, vencedor do prêmio de melhor filme da Semana Internacional da Crítica.

De Cannes, além do grande vencedor da Palma de Ouro, Anatomia de uma Queda, e dos já citados Ervas Secas, vencedor do prêmio de melhor atriz para Merve Dizdar, e Fallen Leaves, vencedor do prêmio do júri, serão exibidos na 47ª Mostra Tiger Stripes, de Amanda Nell Eu, vencedor do grande prêmio da Semana da Crítica; o brasileiro A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora, prêmio de melhor equipe da mostra Um Certo Olhar; Dentro do Casulo Amarelo, de Pham Thien An, vencedor da Câmera de Ouro; Está Chovendo em Casa, de Paloma Sermon-Daï, prêmio do júri da Semana da Crítica. Também integram a programação Criatura, de Elena Martin, e Um Príncipe, de Pierre Creton, ambos premiados na Quinzena dos Realizadores.

Dos premiados no Festival de Berlim, estão confirmados nesta edição: No Adamant, de Nicolas Philibert, Urso de Ouro de melhor filme; Afire, de Christian Petzold, Urso de Prata; Samsara – A Jornada da Alma, de Lois Patiño, prêmio especial do júri da Mostra Encontros; Névoa Prateada, de Sacha Polak, prêmio do júri do Teddy Award para a atriz Vicky Knight.

Do Festival de San Sebastián, além do filme de Hamaguchi, vencedor do prêmio

Greenpeace, serão exibidos Puan, de María Alché e Benjamín Naishtat, prêmio de melhor roteiro e ator para Marcelo Subiotto; O Castelo, de Martin Benchimol, prêmio da mostra Horizontes; O Auge do Humano 3, de Eduardo Williams, que recebeu o prêmio Zabaltegi-Tabakalera; The Royal Hotel, de Kitty Green, que levou o prêmio RTVE, Criatura, de Elena Martín, prêmio Dunia Ayaso; e Na Ponta dos Dedos, de Christos Nikou, prêmio Fipresci.

Do Festival de Locarno, a 47ª Mostra exibe Zona Crítica, de Ali Ahmadzadeh, vencedor do Leopardo de Ouro de Melhor Filme; Não Espere Muito do Fim do Mundo, de Radu Jude, que venceu o prêmio especial do júri e menção especial do prêmio independente do júri; Stepne, de Maryna Vrod, vencedor dos prêmios de melhor direção e Fipresci; Bons Sonhos, de Ena Sendijarevic, prêmio de melhor atuação para Renée Soutendijk; Sonhando e Morrendo, de Nelson Yeo, vencedor dos prêmios melhor primeiro filme e Leopardo de Ouro da mostra Cineastas do Presente; Camping do Lago, de Eléonore Saintagnan, vencedor do prêmio especial do júri da mostra Cineastas do Presente; e Excursão, de Uma Gunjak, que recebeu menção especial da mostra Cineastas do Presente.

De Rotterdam, além do já citado O Espectro de Boko Haram, vencedor do Tigre, principal prêmio do festival, será exibido La Palisiada, de Philip Sotnychenko, que recebeu o prêmio Fipresci.

Do Festival de Sundance, serão exibidos Shayda, de Noora Niasari, vencedor do prêmio do público da competição internacional, 20 Dias em Mariupol, de Mstyslav Chernov, prêmio do público de documentário da competição internacional, Devagar, de Marija Kavtaradze, prêmio de melhor direção da competição internacional, The Persian Version, de Maryam Keshavarz, prêmio do público e prêmio Waldo Salt de melhor roteiro da competição americana, A Memória Infinita, de Maite Alberdi, grande prêmio do júri para documentário da competição internacional, Irmandade da Sauna a Vapor, de Anna Hints, que levou o prêmio de melhor direção de documentário da competição internacional, E o Rei Disse, que Máquina Fantástica, de Axel Danielson e Maximilien Van Aertryck, prêmio especial do júri de documentário da competição internacional, Animalia, de Sofia Alaoui, prêmio especial do júri da competição internacional, Quando Derreter, de Veerle Baetens, prêmio especial do júri da competição internacional para a atriz Rosa Marchant.

A Mostra também exibe dois filmes que foram premiados no Festival de Cinema de

Animação de Annecy: Frango para Linda!, de Chiara Malta e Sébastien Laudenbach, prêmio de melhor filme, e Robot Dreams, de Pablo Berger, vencedor do grande prêmio Contrechamp de melhor filme.

De Karlovy Vary, integram a programação da Mostra Lições de Blaga, de Stephan

Komandarev, vencedor do grande prêmio do festival, do prêmio do júri ecumênico e do prêmio de melhor atriz para Eli Skorcheva, Fremont, de Babak Jalali, que recebeu o prêmio de melhor diretor, e Cidadão Santo, de Tinatin Kajrishvili, menção especial do júri ecumênico.

INDICADOS AO OSCAR®

A seleção de títulos também traz 15 obras já indicadas por seus respectivos países para concorrer a uma vaga ao Oscar® de melhor filme internacional: da Austrália, Shayda, de Noora Niasari; da Bósnia e Herzegovina Excursão, de Una Gunjak; da Bulgária, Lições de Blaga, de Stephan Komandarev; do Chile, Los Colonos, de Felipe Gálvez Haberle; da Eslováquia, Fotofobia, de Ivan Ostrochovský e Pavol Pekarcík; da Estônia, Irmandade da Sauna a Vapor, de Anna Hints; da Finlândia, Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki; da Geórgia, Cidadão Santo, de Tinatin Kajrishvili; da Lituânia, Devagar, de Marija Kavtaradze; da Holanda, Bons Sonhos, de Ena Sendijarevic; do Peru, A Ereção de Toribio Bardelli, de Adrián Saba; da Romênia, Não Espere Muito do Fim do Mundo, de Radu Jude; da Suécia, Oponente, de Milad Alami; da Turquia, Eras Secas, de Nuri Bilge Ceylan; da Malásia, Tiger Stripes, de Amanda Nell Eu; e da Ucrânia, 20 Dias em Mariupol, de Mstyslav Chernov.

MOSTRA BRASIL

A 47ª Mostra vai exibir cerca de 60 longas brasileiros. Eles integram as seções Apresentação Especial, Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional. Os filmes que estão na Perspectiva Internacional são inéditos em São Paulo, assim como os da Competição Novos Diretores, que exibe títulos de cineastas que contam com até dois longas no currículo. Os filmes da competição concorrem ao Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme, dado pelo Júri Internacional da 47ª Mostra. Além disso, todos os brasileiros da Perspectiva Internacional e da Competição Novos Diretores concorrem ao Prêmio do Público da Mostra, que inclui o Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme Brasileiro.

ABERTURA

A cerimônia de abertura da 47ª Mostra Internacional de Cinema acontece na quarta-feira, 18 de outubro, na Cinemateca Brasileira, com a apresentação de Renata de Almeida e Serginho Groisman, seguida da exibição do longa-metragem francês Anatomia de uma Queda (Anatomie D’une Chute), de Justine Triet, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes. O evento, para convidados, terá a participação de profissionais do setor audiovisual, autoridades e patrocinadores.

Anatomia de uma Queda conta a história do casal Sandra e Samuel, que vivem em uma região montanhosa e remota com o filho Daniel, que é deficiente visual. Quando Samuel é encontrado morto na área externa da casa, a polícia dá início a uma investigação. Não há certeza se a tragédia foi suicídio ou assassinato, mas Sandra é indiciada. Um ano depois, Daniel comparece ao julgamento da mãe e destrincha o relacionamento de seus pais.

PÔSTER E RETROSPECTIVA | MICHELANGELO ANTONIONI

A arte da 47ª edição da Mostra é uma pintura feita nos anos 1960 por Michelangelo Antonioni, diretor consagrado internacionalmente, vencedor de inúmeros prêmios em festivais internacionais, como a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o Urso de Ouro em Berlim e o Leão de Ouro em Veneza, além de um Oscar honorário.

Nascido em 1912, na cidade de Ferrara, Itália, Michelangelo Antonioni foi um diretor, roteirista, editor e pintor. Entre seus filmes mais reconhecidos estão Profissão: Repórter (1975), Blow-Up – Depois Daquele Beijo (1966), e os que integram o que ele chamou de “trilogia da incomunicabilidade”: A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962).

Além de assinar a arte do pôster, o cineasta é homenageado pela 47ª Mostra com uma retrospectiva de filmes em que ele atuou como roteirista, diretor e produtor. Compõem a programação 23 títulos realizados em 65 anos de atividade.

Pinturas de Antonioni também estarão acessíveis ao público durante a Mostra. O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo vai abrigar uma exposição de 24 obras do cineasta entre 23 de outubro e 17 de novembro. Os quadros podem ser vistos na avenida Higienópolis, número 436, com entrada franca, mediante agendamento.

Completa a homenagem a leitura que os atores Fernanda Marques, Aury Porto, Christian Malheiros, Arlindo Lopes, Gabrielle Lopes, Brunna Martins, Augusto Madeira e Milhem Cortaz farão do roteiro de Tecnicamente Doce. O roteiro foi escrito por Antonioni e será filmado com direção de André Ristum, produção de Caio Gullane, Fabiano Gullane e André Novis em coprodução com a empresa italiana Vivo Film, associada à Enrica Antonioni.

“Um dos pilares do Instituto Italiano de Cultura é promover o intercâmbio cultural entre Itália e Brasil. Contribuir com a retrospectiva e receber Enrica Antonioni e o cineasta brasileiro André Ristum, em nossa sede, para uma conversa sobre um projeto nunca realizado por Antonioni, reforça esse laço entre os dois países. Ristum se formou na Itália e vivenciou uma experiência cinematográfica italiana. Esse projeto, que será ambientado nos dois países, certamente terá o melhor das duas culturas e possibilitará reviver Antonioni através do olhar e da sensibilidade de Ristum”, segundo Margherita Marziali, diretora do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

PAÍSES PARTICIPANTES

Todos os anos, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo seleciona filmes produzidos nos mais diversos lugares do mundo. Até o momento, 96 países estão envolvidos em produções que vieram da Albânia, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Armênia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Benin, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bulgária, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Catar, Cazaquistão, Chile, China, Chipre, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, EUA, Filipinas, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Guiné-Bissau, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Indonésia, Irã, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Kosovo, Lesoto, Líbano, Lituânia, Luxemburgo, Macau, Macedônia do Norte, Malásia, Mali, Marrocos, México, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Namíbia, Nepal, Noruega, Nova Zelândia, Palestina, Panamá, Paquistão, Peru, Polônia, Portugal, Quirguistão, Reino Unido, República Democrática do Congo, República Dominicana, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Singapura, Suécia, Suíça, Taiwan, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Uruguai.

PRÊMIO HUMANIDADE

O Prêmio Humanidade desta edição da Mostra, concedido a personalidades que demonstram questões humanistas, sociais e políticas pertinentes ao seu tempo de forma corajosa e sensível, será entregue aos documentaristas Sylvain George e Errol Morris.

Poeta e fotógrafo, além de cineasta, Sylvain George vem compondo há menos de duas décadas uma filmografia que busca projetar imagens de grupos marginalizados. Imigrantes, sem-teto, indocumentados, excluídos e clandestinos povoam a filmografia do diretor francês.

Sylvain George terá sua obra revisitada em sessões do festival. Serão exibidos todos os sete filmes dirigidos pelo cineasta. A Mostra vai exibir O Impossível – Páginas Rasgadas (2009), Que Descansem Sem Paz (Imagens da Guerra) (2010), Fragmentos (Minha Boca, Minha Revolta, Meu Nome) (2012), Rumo à Madri (2021, 37ª Mostra), Paris É Uma Festa – Um Filme em 18 Ondas (2017) e Noite Obscura – Folhas Selvagens (2022), exibidos e premiados em festivais como CPH:DOX, Buenos Aires e Turim. Também integra a programação Noite Obscura – Adeus Aqui, em Qualquer Lugar, seu filme mais recente, que recebeu menção especial em Locarno. São longas que exploram questões como justiça social, migração e guerras.

Considerado mestre do documentário de investigação, Errol Morris é homenageado com o Prêmio Humanidade por sua busca insaciável do que encanta e apavora no ser humano.

Desde os anos 1980, o americano inova o gênero ao retratar personagens fascinantes, temas incomuns e técnicas originais de entrevista.

A Mostra também exibe o novo filme do diretor, The Pigeon Tunnel, que descortina a vida e a carreira do ex-espião britânico David Cornwell – mais conhecido como John le Carré (1931-2020), autor de romances clássicos de espionagem. Tendo como pano de fundo a Guerra Fria até aos dias de hoje, o filme abrange seis décadas enquanto le Carré dá a sua entrevista final.

Morris dirigiu filmes premiados como Sob a Névoa da Guerra (2003, 27ª Mostra), vencedor do Oscar de documentário, que faz um retrato do todo-poderoso Robert McNamara, ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos. Já Procedimento Operacional Padrão (2008, 32ª Mostra), que recebeu o Urso de Prata em Berlim, conta a história de uma foto célebre de prisioneiros iraquianos na prisão de Abu Ghraib.

PRÊMIO LEON CAKOFF

O Prêmio Leon Cakoff da 47ª Mostra será entregue a dois cineastas: Júlio Bressane e Emir Kusturica.

A escolha do cineasta carioca para receber o Prêmio Leon Cakoff nesta Mostra distingue mais que a produtividade, a longa influência de Bressane sobre o cinema de invenção, sua inquietação e sua insubmissão frente ao cinema de fórmulas.

A obra de Júlio Bressane se destaca como uma verdadeira proeza, estendendo-se por sete décadas desde seus primeiros passos nos anos 1960. Com aproximadamente 40 filmes em seu repertório, além de trabalhos em Super 8 e vídeo, Bressane mantém um ritmo de produtividade notável ao longo do tempo.

Já Emir Kusturica, que também integra o júri desta edição do festival, recebe o prêmio por sua capacidade de reinventar utopias com o cinema. Underground: Mentiras de Guerra, filme que a Mostra exibe em versão restaurada, é considerado o apogeu da filmografia do cineasta. O longa de 1995 deu a segunda Palma de Ouro do Festival de Cannes a Kusturica.

Na edição de 1982 da Mostra, o primeiro filme de Kusturica foi apresentado aqui e venceu o Prêmio da Crítica. Dali em diante, a Mostra se tornou o ponto do primeiro encontro da cinefilia brasileira com os filmes do cineasta. Em 2001, ele criou a arte do cartaz do festival, um desenho de um insólito ovo quebrado do qual emergiam imagens numa película e seu vínculo com a Mostra foi renovado com a exibição de seus longas conhecidos e de curtas desconhecidos.

EXIBIÇÕES EM MANAUS

Pela primeira vez, a Mostra Internacional de Cinema vai levar parte da seleção de sua 47ª edição ao Norte do Brasil. Uma parceria com o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), em Manaus, vai contemplar a população manauara com a exibição de títulos brasileiros e internacionais em três locais do centro da cidade.

As sessões ocorrem entre os dias 27 e 29 de outubro, na rua e em salas de cinema. Além disso, a Mostra vai apresentar trabalhos em realidade virtual em praça pública. Amir Admoni, criador das vinhetas da Mostra, ministrará com Fabito Rychter em Manaus uma oficina de prototipagem para mídias imersivas. Direcionada a profissionais do audiovisual, artistas, desenvolvedores de games e curiosos, a oficina vai mostrar as ferramentas usadas na criação de experiências em realidade virtual.

Segundo João Fernandes, diretor do Casarão de Ideias, “poder fomentar ainda mais o cinema em Manaus, no Amazonas, com um evento tão importante como a Mostra, acaba sendo um ‘encontro’ da nossa ação diária e da nossa missão como fazedores de cultura aqui no Norte do País”.

REALIDADE VIRTUAL NA MOSTRA

Produções em realidade virtual voltam a integrar a programação do evento pelo quinto ano consecutivo. Elas fazem parte de exibições especiais que ocorrem na Cinemateca Brasileira e no Cinesesc.

A programação conta com títulos como From the Main Square, de Pedro Harres, premiado em Veneza e no Festival de Cinema de Animação de Annecy, All That Remains, de Craig Quintero, que fez parte da seleção do Festival de Veneza, Over the Rainbow, também dirigido por Quintero, e The Man Who Couldn’t Leave, de Singing Chen, que recebeu prêmios em Veneza e no Fipa.

III ENCONTRO DE IDEIAS

Em um momento no qual o cinema, acompanhando as mudanças trazidas pela revolução digital, experimenta novos modos de produzir, distribuir, narrar e ver, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo promove o III Encontro de Ideias Audiovisuais, que reunirá representantes do mercado em um ambiente propício para trocas, relacionamento e negócios.

O Encontro acontecerá entre os dias 26 e 28 de outubro, na Cinemateca Brasileira, e apoia-se em um tripé formado por três eventos paralelos: o Mercado, o Fórum e o encontro Da Palavra à Imagem, que explora diferentes aspectos das relações entre audiovisual e literatura.

Em seu segundo ano de existência, o Mercado se amplia, aprofundando ainda mais a relação da Mostra com o cinema brasileiro. Serão, ao todo, 10 mesas para a qual estão confirmados mais de 60 participantes. Com apoio da Ancine e da SPCINE, o Mercado abraçará ações de internacionalização, promovendo, ao longo de três dias, encontros com programadores, diretores de festivais internacionais e agentes de vendas.

O Fórum, por sua vez, chega à sétima edição estabelecido como o lugar no qual o cinema é discutido em seus aspectos políticos, mercadológicos e estéticos. Os debates do Fórum procuram sempre contemplar diferentes – e por vezes contraditórias – visões. O VII Fórum procurará jogar luz sobre a crise do market share, o cinema voltado para o público infantojuvenil e as novas formas de ver possibilitadas por podcasts, audiolivros e novos recursos de acessibilidade.

E, por fim, o encontro Da Palavra à Imagem, que nasceu com o Fórum, em 2017, e ganhou vida própria, refletindo a centralidade da relação entre filmes, séries e livros nesta era em que os diferentes formatos se retroalimentam. No dia 28, será realizado o tradicional pitching de livros inéditos publicados por algumas das principais editoras do país, aberto a todos os profissionais.

E as possibilidades e desafios do enlace entre literatura e cinema estarão no centro da mesa de encerramento do III Encontro de Ideias. Após a exibição do filme A Paixão Segundo G.H., baseado no romance de Clarice Lispector, o diretor Luiz Fernando Carvalho, a atriz Maria Fernanda Candido, a professora Nádia Gotlib, biógrafa de Clarice, e a roteirista Melina Dalboni falarão sobre o projeto.

INTERNATIONAL PRODUCTION DESIGN WEEK

A BRADA (Coletivo de Diretoras de Arte do Brasil) se une ao PDC (Production Designers Collective), um grupo de mais de 1.000 diretores de arte internacionais, para promover durante a Mostra um evento simultâneo mundial: a IPDW (International Production Design Week).

Para destacar o trabalho criativo, visual e sensorial realizado pela equipe de direção de arte (que engloba cenografia, figurinos e maquiagem) e seu papel essencial na linguagem audiovisual, serão realizadas três mesas de debate junto ao público da Mostra.

As mesas acontecem entre os dias 22 e 24 de outubro na Cinemateca Brasileira. A primeira vai discutir a direção de arte e os sentidos transversos e contar com a participação das atrizes Larissa Nunes e Maeve Jinkings e as diretoras de arte Vera Hamburger e Ana Mara Abreu. A segunda mesa, a direção de arte na obra de Michelangelo Antonioni, terá a participação do crítico, arquiteto, curador e professor Guilherme Wisnik, e das diretoras de arte Laura Carvalho e Carla Caffé. A última mesa vai discutir a contribuição da direção de arte nos filmes brasileiros da 47ª Mostra.

 LANÇAMENTOS DE LIVROS

Em 26 de outubro haverá o lançamento de “O Filme Perdido”, do diretor e roteirista Cesar Gananian e do ilustrador Chico França, no Cinesesc, com sessão de autógrafos. A obra reconstitui os passos do francês Louis Le Prince, que em 16 de setembro de 1890 embarcou em um trem entre as cidades de Dijon e Paris e nunca mais foi visto. Ele se preparava para ir aos Estados Unidos apresentar sua mais nova invenção: o cinematógrafo. A partir desta história real, Gananian e França construíram uma viagem que passa pela história do cinema no século 20.

A obra também ganha exposição no Cinesesc a partir do dia 18 de outubro. Desenhos

originais da graphic novel serão expostos no foyer do cinema. São 21 estilos diferentes feitos nas mais diversas técnicas como carvão, nanquim, aquarela, colagem, guache e até massinha. Tudo isso para traduzir do cinema aos quadrinhos movimentos cinematográficos fundamentais como o cinema noir, expressionismo alemão, cinema novo iraniano, cinema marginal brasileiro e muitos outros. No dia 28 de outubro, os autores também farão uma palestra no Cinesesc, às 11h.

O livro “Inácio Araújo – Olhos Livres” será lançado na Cinemateca Brasileira no dia 26 de outubro, às 15h. O livro reúne textos de críticos e estudiosos a respeito da vida e do trabalho do crítico de cinema, cineasta, escritor e professor. No mesmo dia, às 17h, a Cinemateca Brasileira abriga o lançamento de “A Arte da Crítica”, de Luiz Zanin Oricchio.

No livro, o autor busca responder questões fundamentais sobre o exercício da crítica a partir de sua experiência de mais de 30 anos como crítico do jornal O Estado de S. Paulo e da cobertura de dezenas de festivais no país e no exterior.

PREMIAÇÃO

Depois de anos de parceria com a Mostra, exibindo tanto filmes internacionais como nacionais, a Netflix pela primeira vez entregará um prêmio no festival. Este prêmio será concedido a um filme brasileiro participante da Mostra deste ano que ainda não tenha contrato com um serviço de streaming, a partir da escolha de uma comissão julgadora liderada pela Netflix. O filme vencedor do Prêmio Netflix, a ser anunciado no dia 1º de novembro, data de encerramento da Mostra, será adquirido pela Netflix e exibido em mais de 190 países.

“A criação desse prêmio representa um marco em nosso compromisso de mais de uma década com a indústria cinematográfica brasileira, e mais que nunca, o nosso compromisso com a produção de um cinema de qualidade e a aquisição de cinema nacional autoral na Netflix. Queremos fortalecer nossa parceria com esse que é um dos principais eventos de cinema do Brasil, e este é um passo significativo em nossa jornada de colaboração e compromisso com criadores e profissionais da indústria”, segundo Gabriel Gurman, Diretor de Filmes da Netflix.

Em 2023, pela primeira vez, o Projeto Paradiso vai oferecer o Prêmio Paradiso de apoio à distribuição nos cinemas a um dos filmes selecionados para a seção Mostra Brasil. O aporte de R$ 25 mil deverá complementar a distribuição da obra nas salas de cinema brasileiras. O objetivo é apoiar seu lançamento comercial e estimular a conexão do longa com o público nas telonas. Uma comissão externa vai escolher o filme entre os títulos mais bem votados pelo público.

Também será entregue o 2º Prêmio Brada de Direção de Arte.

Além deles, a 47ª Mostra concede o Troféu Bandeira Paulista (uma criação da artista plástica Tomie Ohtake) aos filmes da seção Competição Novos Diretores. Após serem exibidos, os longas desta seção mais votados pelo público são submetidos ao júri, que escolherá os vencedores nas categorias melhor filme de ficção, melhor documentário e outras categorias que os jurados desejarem.

Outras duas premiações também serão entregues no encerramento do festival:

PRÊMIO DA CRÍTICA | Cinema Internacional – Desde 2001, o prêmio da crítica é escolhido por um grupo de jornalistas especializados em cinema que cobrem o evento, que escolhem o melhor filme estrangeiro.

PRÊMIO ABRACCINE | Cinema Brasileiro – Desde 2012, um júri indicado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, escolhe o melhor filme brasileiro de diretores estreantes exibido na Mostra, que não tenha sido premiado pela Abraccine em outros festivais pelo país.

CONVIDADOS

Estão confirmadas, até o momento, as vindas dos membros do júri (ver abaixo), além do diretor Kevin T. Landry, da produtora Macha Houssart e da atriz Eve Ringuette, de Um Dia de Merda; do diretor Peter Keglevic e do produtor Wolfgang Rest, de Tudo Será Revelado, do diretor Luis Fontal, de O Fogo; da diretora Marta Lallana, de Muyeres; do diretor Frank Spano e do ator Roberto Birindelli, de Gauguin e o Canal; do diretor Eduardo Brito, de A Sibila; do diretor Edoardo Morabito, de O Posto Avançado; do diretor Felipe Carmona e do produtor OmarZunga, de Prisão nos Andes; do diretor Jorge de Carvalho, de Ospina Cali Colombia; dos diretores Christian Johannes Koch e Jonas Matauschek, de Éramos Mineiros; da diretora Mania Akbari, de Como Você se Atreve a Desejar Algo Tão Terrível, da diretora Ha Myung Mi e da produtora Yang Young Hee, de Seu Hobby; da diretora Hanna Västinsalo e da produtora Cyril Abraham, de Palimpsesto; do diretor Simão Cayatte e do produtor Pablo Iraola, de Vadio; dos diretores Leandro Koch e Paloma Schachmann, de O Projeto Klezmer; do diretor Rui Lopes da Silva, de Nôs Dança; do diretor Amei Wallach, de Tomando Veneza; da diretora Sofia Marques, de Verdade ou Consequência?; do diretor António Ferreira, de A Bela América; do diretor Ryan McKenna, de Caminhadas Noturnas; da diretora Marta Pessoa e da produtora Rita Palma, de Rosinha e Outros Bichos do Mato; do produtor Arnaud Dommerc, de Um Príncipe; do diretor Nicolas Klotz, de Novo Mundo! (O Mundo de Novo); da diretora Elisabeth Perceval, de Nós Dizemos Revolução; e do diretor Sean Devlin e da produtora Amanda Ernst, de Asog. Além deles, diretores brasileiros estarão em São Paulo para acompanhar as sessões de seus filmes.

JÚRI

Bárbara Raquel Paz

Atriz e diretora, fez parte do grupo TAPA e do Parlapatões, em teatro de rua e circo, trabalhou em mais de 30 peças, trajetória que lhe rendeu vários prêmios e a Medalha Cavaleiro, Honra ao Mérito Cultural do Ministério da Cultura, em 2013. Na TV, atuou em diversas séries e novelas. No cinema, participou de vários curtas-metragens e longas, incluindo Meu Amigo Hindu, de Hector Babenco. Produziu e dirigiu programas de TV, curtas e o documentário Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou, que estreou no Festival de Veneza 2019.

Emir Kusturica

Diretor de cinema e músico. Seu longa de estreia, Você se lembra de Dolly Bell? (1981) lhe rendeu um Leão de Ouro para diretores estreantes, em Veneza. Com Arizona Dream (1993) ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim. A primeira Palma de Ouro veio com o filme Quando Papai saiu em Viagem de Negócios (1985), feito que se repetiria 10 anos depois com o filme Underground: Mentiras de Guerra. Kusturica tem outros sucessos em sua filmografia, como Gato Preto, Gato Branco (1998), A Vida é um Milagre (2004), e o doc Maradona By Kusturica (2008), além do projeto musical Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra.

Enrica Fico Antonioni

Atriz e diretora italiana, viúva do diretor e roteirista Michelangelo Antonioni. Nasceu em Cavi di Lavagna, Itália e estudava arquitetura quando conheceu Antonioni. Enrica atuou nos filmes Identificação de Uma Mulher, Além das Nuvens, filme que Antonioni codirigiu com Wim Wenders em 1995, e em um dos episódios de Eros. É diretora dos documentários Making a Film for Me is to Live (1995) e Con Michelangelo (2005). Foi assistente do diretor em Profissão: Repórter e no documentário China. 

Lenny Abrahanson

Diretor e roteirista irlandês, nascido em Dublin, indicado ao Oscar de melhor direção com o filme O Quarto de Jack (2015). É diretor dos filmes Adam & Paul (2004), Garage (2007), O que Richard Fez e Frank (2012) e The Little Stranger (2018). Na TV, assina a direção da série Prosperity, realizada em 2007 e da minissérie Normal People (2020), baseada no romance de mesmo nome de Sally Rooney e estrelada por Daisy Edgar Jones e Paul Mescal. Aclamada pela crítica, Normal People soma vários prêmios e indicações de melhor direção e elenco.

Mariette Rissenback

Diretora-executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Nascida na Holanda, estudou na Rijksuniversiteit Utrecht e na Freie Universität Berlin. Trabalhou na Löhlein & Schonert, Tobis Film, Hofmann & Voges, Ziegler Film. Em 1998, abriu uma produtora em Hamburgo e trabalhou com Mika Kaurismäki. Em 2003, foi responsável pelas relações com festivais internacionais na German Films, a organização alemã para a promoção internacional do cinema alemão. Foi nomeada diretora-adjunta da German Films em 2006, passando a diretora-geral em 2011. Em 2019 selecionou 15 filmes que marcaram seus 16 anos na distribuidora alemã German Films para a 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e participou de um bate-papo realizado no Espaço Itaú de Cinema – Augusta.

Welket Bunguê

Ator e argumentista luso-guineense, graduado em teatro em Lisboa, com pós-graduação em atuação na Uni-Rio. Welket foi protagonista de Berlin Alexanderplatz, longa de Burhan Qurbani, lançado comercialmente em 2020. No Brasil, atuou em A Viagem de Pedro (2022), de Laís Bodanzky, Joaquim (2018), de Marcelo Gomes, e Corpo Elétrico (2017), de Marcelo Caetano.

CENTRAL DA MOSTRA NO CONJUNTO NACIONAL

A Central da Mostra retorna com um balcão de informações no Conjunto Nacional, que funcionará também para venda de produtos ligados ao evento, como cartazes, bolsas, camisetas, canecas, de 14 a 18 de outubro, das 12h às 18h. Já de 19 outubro a 1º de novembro, a Central funcionará de segunda à sábado das 11h às 21h e, aos domingos, das 11h às 20h.

APLICATIVOS

O aplicativo da Mostra traz toda a programação do evento e notícias. O programa também permite a aquisição de pacotes de ingressos das sessões presenciais, agenda de programação de títulos escolhidos, reserva de ingressos para credenciados e compra de ingressos individuais.

Pela primeira vez neste ano, cerca de 20 filmes da programação terão recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva ou visual por meio do aplicativo Mobiload.

SERVIÇO

Circuito Pago

CINE SATYROS BIJOU

CINECLUBE CORTINA

CINEMATECA BRASILEIRA Sala Grande Otelo e Área Externa

CINESESC

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – AUGUSTA Sala 1, Sala 2 e Sala 4

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA Sala 1, Sala 2, Sala 4 e Sala 5

IMS Paulista (a primeira sessão do dia é gratuita)

KINOPLEX ITAIM Sala 2

RESERVA CULTURAL Sala 1 e Sala 2

SATO CINEMA

Circuito com valores populares

BIBLIOTECA ROBERTO SANTOS

CCSP – Centro Cultural São Paulo | Sala Lima Barreto

SPCINE OLIDO

Circuito Gratuito

CEU Parque Veredas

CEU Meninos

CEU Vila Atlântica

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL TIRADENTES

PERMANENTES E PACOTES DE INGRESSOS

:: A partir do dia 14 de outubro, sábado, inicia a venda das permanentes e pacotes pelo app do

evento (disponível para download a partir do dia 13, sexta-feira) e pelo site da Velox ::

:: a troca de ingresso ocorre pelo app, 5 dias antes de cada sessão, com acesso prioritário entre 09h

e 10h::

*Permanente Integral (todos os dias e qualquer horário): R$ 600,00

*Permanente Especial (para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive – não contempla finais

de semana nem sessões noturnas): R$ 150,00

*Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para todos os dias e

qualquer horário): R$ 510,00

*Permanente Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2ª a 6ª

feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas): R$ 127,50

*Pacote de 40 ingressos: R$ 410,00

*Pacote de 20 ingressos: R$ 250,00

INGRESSOS AVULSOS

:: Disponível para compra 4 dias antes de cada sessão pelo app do evento e pelo site da Velox. No

dia da sessão, uma pequena cota estará disponível para compra diretamente na bilheteria do cinema

*Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 24,00 (inteira) | R$ 12,00 (meia).

*Sextas, sábados e domingos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia).

INGRESSOS | CIRCUITO COM PREÇOS POPULARES:

Cinemateca Brasileira: Espaço Petrobras (área externa): R$ 10,00 (todos pagam meia entrada, valor oficial R$ 20,00)

Circuito Spcine: CCSP – Centro Cultural São Paulo (sala Lima Barreto), Spcine Olido e Biblioteca

Roberto Santos: R$ 4,00 e R$ 2,00

Mostra On-line

Itaú Cultural Play

Sesc Digital

Spcine Play

Fonte: Imprensa Mostra

 

 

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2 thoughts on “47ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo

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