27ª EDIÇÃO DO CINE PE

A 27ª edição do CINE PE – Festival do Audiovisual começa nesta segunda-feira (4), no Teatro do Parque. Uma das maiores vitrines da produção audiovisual brasileira, o evento deste ano conta com uma Mostra Paralela de Curtas-Metragens no Cinema do Porto. Com o slogan “O Audiovisual é da nossa natureza”, o festival deste ano buscou reduzir o impacto ambiental de sua realização. Sandra Bertini, diretora do festival, explica que diminuiu o número de impressões do catálogo do evento, priorizando o material digital. Além disso, todos os impressos foram produzidos com material reciclado. “A beleza natural do mundo é uma fonte infinita de inspiração para cineastas. Muitos filmes exploram cenários naturais deslumbrantes, como montanhas majestosas, florestas exuberantes e praias serenas. Nossa natureza é uma metáfora visual em muitos filmes, representando emoções, mudanças ou ciclos da vida. E, embora o cinema e natureza sejam diferentes em sua essência, ambos têm um papel vital em nossas vidas. Preservá-los e defendê-los é uma missão de cada um de nós”, comentou Sandra.

Abertura

Na segunda-feira, dia de abertura do festival, o diretor e roteirista Paulo Nascimento faz a estreia nacional do drama histórico “Ainda Somos Os Mesmos”. O longa-metragem, rodado no Chile e no Brasil, faz parte da Mostra Hors-Concours do CINE PE, e a exibição contará com a presença do ator Edson Celulari, que protagoniza o filme. A produção mergulha na realidade catastrófica de 1973, quando o Chile sofreu um golpe de Estado e viu ceifada sua democracia. O General Augusto Pinochet assumiu o comando do país em regime de ditadura e, na convulsão social da época, 40 mil militantes políticos e imigrantes foram presos e torturados no Estádio Nacional de Santiago.

Na mesma noite será projetado o documentário pernambucano “Frevo Michiles”, que narra a trajetória musical do compositor de frevo Jota Michiles, desde suas primeiras canções até promover uma verdadeira revolução no mais pernambucano dos ritmos brasileiros. Dirigido por Helder Lopes, o filme concorre na Mostra Competitiva de Longas-Metragens.

Ingressos gratuitos

Por mais um ano, a entrada para todas as sessões do Cine PE será gratuita. Em comum acordo com a Prefeitura do Recife, gestora do Teatro do Parque, e com a administração do Cinema do Porto, Sandra Bertini optou mais uma vez pela gratuidade, para tornar o cinema um espaço acessível à população. Durante o festival, a bilheteria do Teatro do Parque abrirá diariamente às 17h para retirada dos ingressos. A distribuição das entradas estará sujeita à lotação da sala. A produção salienta que o cinema possui 650 lugares e que as poltronas serão ocupadas por ordem de chegada.

Homenageados

Como todos os anos, o Cine PE rende homenagem a figuras importantes do audiovisual brasileiro. Neste ano, os escolhidos para receber a Calunga de Ouro por sua trajetória são o ator Caio Blat e a empresa de produções cinematográficas L. C. Barreto. A entrega das honrarias acontece, respectivamente, nos dias 5 e 6 de setembro, no cinema do Teatro do Parque.

As estrelas do nosso tapete vermelho

Além de Caio Blat e Edson Celulari, o CINE PE 2023 contará com a presença da atriz e ex-paquita Letícia Spiller, que fará parte do festival como jurada de longas-metragens; da atriz Luísa Arraes, que vem ao Recife para prestigiar o marido, Caio Blat; da atriz paraibana Luci Pereira, que visita a capital pernambucana representando o longa-metragem “Agreste”, e do coreógrafo baiano José Carlos Arandiba, o Zebrinha, jurado técnico da “Dança dos Famosos” no Domingão com Huck, da TV Globo, e que estreia como documentarista no CINE PE com o longa “Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia”.

Mostra Paralela

Neste ano, pela primeira vez, o CINE PE incluiu em sua programação uma Mostra Paralela de Curtas-Metragens Nacionais – Sessão Matinê, que será sediada pelo Cinema do Porto / Cinema da Fundação, no Bairro do Recife, no dia 7 de setembro. Serão exibidos os curtas “A Última Vez Que Saímos do Armário”, de Bruno Tadeu (MG); “Apocalypses Repentinos”, de Pedrokas (CE); “Bizarros Áudios”, de Diego Akel (CE); “Contraplano”, de Débora Bukanowsky (BA); “Geração Cinemateca”, de Miriam Karam (PR); “Papel de Parede”, de Duda Cavalcanti (PE); e “Quem Me Quer?”, de Tiago Pinheiro (PE).

Legendas para surdos e ensurdecidos

Assim como nos anos anteriores, o CINE PE contará com legendagem descritiva para atender ao público com deficiência auditiva.

Seminários gratuitos

Com o intuito de promover e valorizar a cultura e o cinema, o CINE PE promove três seminários gratuitos neste ano. Na terça-feira, 5 de setembro, o seminário “Cenários Políticos da Reforma Tributária e os Novos Desafios para a Cultura” traz os economistas Jorge Jatobá e Sérgio Buarque e o administrador e auditor fiscal Décio Padilha para discutir o tema da reforma tributária, com mediação de Alfredo Bertini, economista e diretor do CINE PE. Na quarta, 6 de setembro, acontece o seminário “Juventude Empreendedora e Sustentabilidade”, mediada pelo ex-ministro Cristovam Buarque (DF) e com participação de Arthur Covatti (SP), Cícero Aragon (RS) e Victor Hill (CE). Já na sexta-feira, 8 de setembro, o produtor e advogado Henrique Freitas media o debate “A Importância dos Direitos Autorais para a Economia do Audiovisual”, que conta também com a presença do chefe da Arrecadação de Direitos Audiovisuais da Argentores (Sociedad General de Autores de la Argentina), Marcelo Nastri, além de Victor Drummond (RJ) e Thiago Dottori (SP). Todos os seminários acontecerão no Beach Class Convention, em Boa Viagem, as 14h, e terão entrada gratuita.