Tipos de Gentileza: três fábulas e absolutamente nenhuma moral da história para contar.
O reencontro do estilizado cineasta Yorgos Lanthimos e sua musa Emma Stone (que trabalham agora em sua 4° colaboração) dessa vez não deu muito o que falar. Tipos de Gentileza possui um intervalo de 6 meses da última obra da dupla, o marcante e mirabolante Pobres Criaturas. Porém, notadamente se sente que regrediu-se algumas casas para trás.
Voltando a assinar o roteiro depois de ter atuado apenas como diretor nas suas duas últimas aclamadas obras (A Favorita e o já citado Pobres Criaturas), Yorgos retorna à sua essência menos cômica e mais misantrópica, porém inebriado demais para fugir da constante sensação de ressaca de seu estilo.
A antologia em três capítulos, que se aproxima das 3 horas de duração, até tem seus princípios atraentes e intrigantes. Mas existe um “complexo de Tenet” encarcerado em todo conjunto. Explico: o filme de Christopher Nolan, Tenet, é um famigerado caso em que um diretor pesa tanto a mão nas envergaduras narrativas estilizadas que torna-se difícil acompanhar e desvendar a trama, como se a partir de um determinado momento, o espectador deixasse de querer compreendê-la e apenas seguisse o fluxo. Consequentemente, deixando de ter uma conexão mais profunda.
E é exatamente isso que Tipos de Gentileza oferece. A estilização misantrópica, sádica e elegante que é abalavelmente excitante, mas tudo que se diz respeito à relevância temática, desenvolvimento de personagens e seja lá qual for o “ponto” do filme, simplesmente possui forças nulas.
Dentre esse fluxo narrativamente indiferente, as atuações são iguarias exóticas e apetitosas. O elenco se repete em cada história, então os atores interpretam ao todo 3 personagens. Por mais que essa escolha pudesse quebrar a quarta parede (já que ao vermos o elenco encarnando diferentes personagens, isso poderia nos fazer lembrar indevidamente do fato de serem atores interpretando), por sorte acaba sendo uma ideia que se mantém sempre instigante.
Jesse Plemons é o destaque. Ele naturalmente é aquele cara tolo de poucas palavras, e aqui ele estoura muito bem, sabendo a hora de ser estranho e babaca, e depois explodir em prantos. Ele sempre tem uma relação cômica com os personagens de Willem Dafoe, que também se diverte muitíssimo e compra perfeitamente as sacadas de seu diretor. Dafoe é um ator único de competência singular, e aqui ele é estimulado a formar personagens dos quais há transparência do fato dele sentir prazer em participar da brincadeira.
Após ter sido indicada ao Oscar, e vencido um deles entre as duas últimas colaborações com Lanthimos, Emma Stone tem o carisma de sempre, mas sem nunca alcançar um clímax impressionante, muito por conta de um roteiro que não sabe onde chegar e tem muito pouco para contar.
Pode ser absorvido, portanto, que o talento de Yorgos é exclusivo na direção. Quando o roteiro não é dele, ele fez suas melhores obras, e inseriu os seus traços de tragédia grega de forma mais orgânica e possibilitando riquezas narrativas, enquanto Tipos de Gentileza excede uma cadência embriagada e exagerada que não chega a lugar nenhum, assim como seu roteiro anterior, o de Sacrifício do Cervo Sagrado.
Por fim, Tipos de Gentileza é um clássico caso de “ame ou deixe”: quem se identifica com as peculiaridades de Lanthimos poderá apreciar o estilo ligado no 220v, mas quem for embarcar com a expectativa criada em cima de Pobres Criaturas, poderá quebrar a cara, já que o humor e a reflexão não estão mais presentes.
A boa notícia é que “Bugonia”, próximo filme do diretor, não terá sua assinatura no roteiro.
Filme: Kinds of Kindness (Tipos de Gentileza) Elenco: Emma Stone, Jesse Plemons, Willem Dafoe, Margaret Qualley, Hong Chau, Mamoudou Athie, Joe Alwyn, Hunter Schafer, Yorgos Stefanakos, Fadeke Adeola Direção: Yorgos Lanthimos Roteiro: Yorgos Lanthimos, Efthymis Filippou Produção: Reino Unido Ano: 2024 Gênero: Comédia, Drama Sinopse: Um tríptico fabuloso seguindo um homem sem escolha que tenta assumir o controle de sua própria vida; um policial alarmado porque sua esposa desaparecida no mar retornou e parece uma pessoa diferente; e uma mulher determinada a encontrar alguém específico com uma habilidade especial, destinado a se tornar um proeminente líder espiritual. Classificação: 18 anos Distribuidor: Walt Disney Studios Streaming: Indisponível Nota: 6,0 |