CRÍTICA – LOOK BACK

CRÍTICA – LOOK BACK

Look Back é um filme de animação dirigida por Oshiyama Kiyotaka que adapta um quadrinho one-shot¹ de Fujimoto Tatsuki. Na história acompanhamos as jovens Fujino e Kyomoto crescerem e se tornarem amigas por compartilharem com mesma intensidade o amor por criar tirinhas e mangás. Por um longo tempo, durante suas infâncias, uma completava a outra tanto em suas criações artísticas quanto no modo de viver. Juntas criaram inúmeras histórias em quadrinho e quando é oferecida a oportunidade de trabalharem em uma série de mangás se separam. Kyomoto quer estudar na faculdade de artes para melhorar sua habilidade e Fujimoto não quer largar esse caminho de sucesso que trilharam até o momento. Por isso, acabam se distanciando no início da vida adulta até que um incidente terrível acontece que faz elas se reencontrarem de uma maneira trágica.

Os traços da animação são incríveis e podemos ver que muito dali vem do material original de Fujimoto, porém a fluidez e ritmo se deve pelas escolhas da direção de Oshiyama. A maneira com a qual dá vida a essa história é de uma beleza tão crua quanto o material original. Sentimos a felicidade das personagens quando andam felizes pelo vento, mas também sentimos o peso da pressão de ser uma artista em suas posturas e seus momentos de isolamento social com o mundo ao seu redor. Em sua narrativa e forma de animar sentimos as dores e a paixão de um artista.

Look Back nos surpreende por não contar uma história em formato linear. Acompanhamos assim dois universos narrativos: primeiro o que Fujino e Kyomoto se unem na infância e começam a criar juntas suas histórias; o segundo é o que elas não se conhecem na infância, mas sim na juventude quando Fujino salva Kyomoto do acidente. Não importa qual a história verdadeira, as duas nos emocionam, pois vemos do ponto de vista de cada uma o que aquela amizade significava. Para Fujino era de onde tirava sua vontade de criar arte, tudo o que fazia era para sua amiga e maior fã. Já para Kyomoto aquela amizade a salvou de se isolar para sempre com medo de viver em um mundo que a assusta. A arte e a amizade delas salvou ambas não importa o final que tenham tido.

Sem sombra de dúvidas é uma história bem pessoal já que a personagem principal é mangaká² assim como Fujimoto Tatsuki. Dessa forma, as dificuldades, aprendizados e crescimentos parecem vir muito da jornada pessoal dele. Porém, acima de tudo, acredito ser uma história pessoal para inúmeros outros artistas que já tiveram uma parceria tão inocente e recompensadora quanto Fujino e Kyomoto tiveram. É difícil lidar com a dor de se distanciar e imagino que a dor de uma perda causada por uma morte é ainda mais sofrida. Pois a verdade é que todo artista quando cria por puro prazer gosta de fazer isso para poder ter a chance de chegar a alguém, como um amigo, que goste daquilo que faz. Desejamos ver a reação de quem lê, assiste ou escuta nossas obras. Ter a possibilidade de criar com alguém que te admira assim como admira o outro é uma experiência única. Por isso, o final em que Fujino aceita sua realidade e volta a trabalhar, mas com uma tirinha feita por sua amiga ao seu lado é uma cena muito poderosa para encerrar essa história. Ali vemos Kyomoto ao lado de Fujino mais uma vez criando juntas.

Look Back é uma animação de história intimista belíssima que caso se permita é possível se emocionar a cada instante. Recomendo para apaixonados pela animação pelos traços lindíssimos e artistas de todas as áreas pela história agridoce. Por mais que represente uma vivência específica é uma história que pode emocionar a todos que já perderam de alguma forma a sua dupla de criar e viver aventuras, seja essa pessoa um amigo, familiar ou um amor. Nunca será possível viver novamente o que se viveu, mas a memória dessa pessoa é capaz de manter a parceria viva em seu coração.

 

  1. One-shot é uma história em formato de mangá que possuí apenas um capítulo.
  2. Mangaká é o termo usado para quem cria histórias em quadrinhos no Japão.

 


FilmeLook Back
ElencoYumi Kawai, Mizuki Yoshida, Yôichirô Saitô
DireçãoKiyotaka Oshiyama
RoteiroKiyotaka Oshiyama, Tatsuki Fujimoto
ProduçãoJapão
Ano2024
GêneroAnimação, Drama
Sinopse: A excessivamente confiante Fujino e a reclusa Kyomoto não poderiam ser mais diferentes, mas o amor por desenhar mangás une as duas garotas de uma cidade pequena
Classificação12 anos
DistribuidorAvex Pictures
Streaming: Amazon Prime
Nota9,5

Sobre o Autor

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *