Além da lenda (2022) é um filme que eu adoraria ter tido a oportunidade de assistir quando criança.
Expandindo o alcance de uma série de TV para as telonas do cinema, o filme infantil trás de volta às lendas folclóricas brasileiras para o imaginário popular de uma forma rica e moderna.
Voltado para os pequenos, o longa pernambucano conta com lições sobre amizade, parceria e reflete sobre o valor dos nossos talentos individuais. Porém, é principalmente pautado, de forma surpreendentemente orgânica, na importância da valorização da cultura brasileira.
E, quando digo brasileira, não são representadas somente apenas regiões sul e sudeste como de praxe, e, sim, o Brasil inteiro.
Com uma dublagem sensacional que ajuda a conduzir o filme, percebemos sotaques de todas as regiões do País, algo que eu ainda não tinha visto em nenhum filme. Se trata de um artifício sutil mas muito bem pensado e que rende uma conversa pós-filme com as crianças sobre as diferenças locais do nosso enorme país.
Voltando à dublagem, é incrível como ela auxilia na criação das personalidade bem distinguíveis dos personagens, que utilizam de gírias e expressões atuais e bem marcadas regionalmente, agregando valor à ambientação e à comicidade do filme.
A história se passa no Brasil e começa dia 31 de outubro – dia do Saci e Halloween – e nos são apresentadas algumas das lendas folclóricas como a Cabra Cabriola (que se transforma no bicho-papão), a Cuca, o Boto Cor de Rosa, o Negrinho do Pastoreio, etc., em conjunto para organizar uma festa de aniversário para Saci. Porém, quando o cavalo Baio some, as outras lendas vão procurá-lo em uma montanha enfeitiçada aonde as lendas ficam quando são esquecidas – o Além da Lenda. A prioridade dos personagens principais é permanecer lembrados, pois “lenda não morre, some” e vai parar no Além da Lenda.
A narrativa é simples e não muito desafiadora: há uma apresentação do universo e logo depois a ameaça a este; plano maligno do vilão; introdução de um personagem de fora adentrando na trama com suas questões pessoais que representam, na verdade, questões muito maiores (favoráveis à mensagem principal do filme); resolução do problema; lição aprendida; vilão redimido; final feliz.
Apesar da simplicidade, não tiro o valor da história que, tendo como público alvo as famílias e as crianças, cumpre perfeitamente com seu papel trazendo uma história rica em cultura brasileira, divertida e com questões a serem discutidas.
A animação cartoonesca, colorida e com traços simples faz uma releitura moderna das lendas, sendo mais identificáveis e fáceis de acompanhar. O filme brinca com os arquétipos e renova o papel de cada personagem. Assim, assistimos ao Bicho Papão sendo a lenda mais carismática de todas, a Cuca sendo boazinha e o Boto, em sua forma humana, por alguns momentos, nada sedutor.
É interessante perceber como o a animação e Lucas, um dos protagonistas, fazem a mesma coisa: reescrevem as lendas do seu jeito. Enquanto o objetivo do filme é ressaltar a importância das particularidades de cada lenda e exaltar suas habilidades, Lucas, com seu repertório cultural totalmente voltado para a cultura pop estrangeira, rejeita as origens das lendas e as reescreve com sabres de luz e poderes de super-heróis conhecidos mundialmente e disseminados pelos EUA. Porém, quanto mais conhece a riqueza de sua própria cultura e embarca na aventura para resgatar O Livro das Lendas, mais admira os outros personagens e revê suas impressões sobre eles. A crítica sobre a influência estrangeira – principalmente a estadunidense – é o pano de fundo da história, que pinta uma rivalidade entre as lendas nacionais e os monstros do halloween, que, por sua vez, têm um plano maligno para acabar de vez com as lendas brasileiras e dominar nosso território.
Estreando hoje, 04/08/2022, Além da Lenda é a indicação da semana para as famílias. Valorize a cultura nacional e leve seus pequenos para aproveitar essa obra tão linda e especial.
Filme: Além da Lenda – O Filme Elenco: Hugo Bonemer, Gabriel Leone, Marcello Trigo, Bruna Cortez, Robson Ugo Direção: Marcos França, Marília Mafé Produção: Brasil Ano: 2022 Gênero: Animação, aventura, família. Sinopse: Expandindo o universo de Além da Lenda – série brasileira da TV Brasil – o filme traz a história dos folclores brasileiros para a telas de cinema do Brasil. Uma vez por ano, a cada Dia do Saci, 31 de Outubro, também conhecido como “Dia das Bruxas”, é revelado o livro sagrado que reúne todas as lendas do Brasil. Mas nessa data de Saci/Halloween, outros seres místicos de outros países vem para o país, onde pretendem roubar o livro e as lendas. Classificação: Livre Streaming: Indisponível Nota: 7,8 *Estreia dia 04 de agosto de 2022 nos cinemas* |