Cinema Legendado vs Cinema Dublado

Cinema Legendado vs Cinema Dublado

Quadro novo aqui no Club do filme e já vamos causar muita polêmica. Mas o intuito aqui é, justamente, debatermos sobre temas que geram opiniões divididas, para tentar enxergar o máximo dos dois, ou mais, pontos e assim tentarmos chegar ao caminho mais equilibrado.

Começo pela seguinte pergunta e espero que nos comentários dessa publicação vocês citem a posição de vocês quanto a isso.

O que vocês preferem ao assistir um filme NO CINEMA? Som original e legendado ou dublado?

Sempre fui e continuo sendo um defensor do filme no som original e como alguém que possui um inglês, digamos intermediário, necessito e faço uso da legenda. Mas uma discussão sobre isso nunca me pareceu ser tão profunda até que, no curso que fiz com o crítico @pablovillaça, uma indagação sobre isso foi feita. Ainda que, de prontidão, o Pablo tenha dado a sua opinião sobre isso, a discussão avançou no grupo criado pelos alunos do curso, o qual eu faço parte, e argumentos de ambas as partes foram dados. Mas uma coisa é certa a dublagem nos cinemas não precisa de defesa visto que, hoje, no Brasil, as salas de cinema são tomadas por filmes dublados. Tem cinemas que não possuem uma sessão sequer com filmes legendados.

Mas o que isso representa em nosso cenário?

Longe de ser uma questão nacionalista como em países como Alemanha, Itália e alguns outros que dublam ou dublavam os filmes para exibição em seus países, aqui o recorte é outro. Somos uma sociedade preguiçosa e, portanto, queremos “consumir” um “entretenimento” da forma mais fácil possível. E como seria isso? Filmes dublados.

Só que aí já reside o primeiro problema: encarar o cinema como entretenimento.

Cinema é arte.

Os filmes em mídia física (DVD, Bluray) já possuem a opção do filme dublado. Os filmes na TV aberta e até mesmo nos canais pagos também já possuem filmes dublados, bem como nos serviços de streaming. Mas ao fazermos este mesmo movimento para os filmes que estão em cartaz nos cinemas além de vilipendiar a obra, empobrece a geração atual e consequentemente destruirá qualquer possibilidade de acesso às futuras gerações aos filmes em seu áudio original no templo chamado Cinema.

Sobre o Autor

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *