CRÍTICA – CHICO BENTO E A GOIABEIRA MARAVIOSA

CRÍTICA – CHICO BENTO E A GOIABEIRA MARAVIOSA

Chico Bento no… cinema?! O mais novo longa do universo da Turma da Mônica agora retrata uma história do famoso menino da roça, Chico Bento. Da mesma produtora dos primeiros live-action da turminha, Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa leva os espectadores para Vila Abobrinha, onde podemos conhecer diferentes personagens que vão além da Mônica e sua turma. Em uma história simples e divertida, o longa, apesar de infantil, traz grandes reflexões.

Acompanhamos as aventuras de Chico Bento e seus colegas para salvar uma goiabeira que tem um significado especial para ele, tendo que lidar tanto com a ignorância dos adultos quanto a falta de comunicação entre si próprios. Com o risco de sua árvore frutífera favorita ser derrubada para a construção de uma estrada, o protagonista se encontra em uma situação que ultrapassa a perda de sua fruta favorita, mas se torna um grande debate sobre a coexistência da natureza e do chamado progresso. Para muitos, essa rodovia é o que uniria ainda mais a vila de forma social e comercial, porém, muitos dos mais velhos não consideram o quão prejudicial seria para o ambiente em si, fazendo com que, então, as crianças tivessem que trabalhar sozinhas para evitá-la.

O problema de comunicação também é um tópico muito bem trabalhado, tanto dos adultos com as crianças quanto entre as próprias crianças. Enquanto os responsáveis não buscam entender o porquê da árvore significar tanto para seus filhos, os mais novos criam conflitos entre si mesmos ao tentarem chegar a uma ideia que fará com que seus pais os ouçam, o que faz com que, ironicamente, elas mesmas não se escutem. Somente ao entenderem que trabalhar em equipe é o que realmente trará resultados, elas aprendem não só a falarem, mas também a ouvirem.

De maneira impressionante, ambos os assuntos extremamente pertinentes para a atualidade são tratados em uma forma de fácil compreensão, uma vez que o público alvo do longa são crianças. Apesar de trazer leveza e comicidade durante toda a obra, ainda assim são temas debatidos de forma sensível, construindo um pensamento crítico, para os mais jovens, acerca desses assuntos.

Já em seu caráter cinematográfico, o filme também não fica para trás no que diz a respeito ao visual e às atuações. Com uma bela fotografia, Vila Abobrinha cria vida como uma verdadeira cidade do interior, com planos e cenas que fazem com que o próprio espectador se sinta dentro da vila, participando ativamente da jornada das crianças. Com uma sutileza bem calculada, é possível adentrar genuinamente na vivência dessa cidade interiorana brasileira trazendo grande nacionalidade à obra.

Além disso, as atuações transmitem com clareza as emoções dos personagens. Com muitos atores mirins em seus primeiros papéis de destaque no cinema, eles conseguem performar perfeitamente seus personagens, em destaque para o próprio Chico Bento, interpretado por Isaac Amendoim. O influenciador de 11 anos, escolhido pela produção, representa de maneira genial o protagonista tão conhecido por seus trejeitos.

Não é de se surpreender que mais um personagem do universo de Maurício de Sousa tenha conquistado o público brasileiro, afinal, todos cresceram com esses personagens presentes no cotidiano. O diferencial de Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa é justamente trazer uma ambientação não tão usual no audiovisual, principalmente no cinema infanto-juvenil. Além disso, reflete algo que poucas obras com grande repercussão atual fazem: trazer visibilidade não apenas a questões sociais, mas também ambientais, criando assim adultos e crianças mais conscientes com o nosso planeta, visando protegê-lo assim como Chico protegeu sua tão amada goiabeira.


Filme: Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa
Elenco: Isaac Amendoim, Pedro Dantas, Anna Júlia Dias, Davi Okabe, Guilherme Tavares, Lorena Oliveira, Luís Lobianco, Augusto Madeira, Enzo Henrique, Débora Falabella, Taís Araújo, Rafael Saraiva
Direção: Fernando Fraiha
Roteiro: Elena Altheman, Fernando Fraiha e Raul Chequer
ProduçãoBrasil 
Ano: 2025
Gênero: Aventura, Comédia
Sinopse: Chico Bento acorda para mais um dia na Vila Abobrinha focado em conseguir subir em sua amada goiabeira para pegar a fruta sem o dono das terras saber. O que ele não esperava era que sua preciosa árvore estaria ameaçada pela construção de uma estrada na região. Focado em salvar a árvore, Chico reúne seus amigos Zé Lelé, Rosinha, Zé da Roça, Tábata, Hiro e toda a comunidade para acabar com o projeto da família de Genezinho e Dotô Agripino.
Classificação: Livre
DistribuidorParis Filmes
Streaming: Indisponível
Nota: 8,0

Sobre o Autor

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *