Os gritos de horror dão lugar aos gemidos de prazer pelos corredores do “Motel Destino” neste Thriller erótico de Karim Aïnouz. Mais do que reconhecido pelos amantes do cinema e premiado por trabalhos anteriores, como “A Vida invisível” (2019) e “Abismo Prateado” (2011), o diretor cearense chamou novamente a atenção do Festival de Cannes, chegando a concorrer ao prêmio principal, com uma experiência cinematográfica instigante e um elenco de atores que combina estreantes e veteranos.
O filme narra a história de Heraldo (Iago Xavier), um jovem cearense determinado a deixar para trás sua vida no crime, tentando seguir um caminho honesto. No entanto, antes de conseguir essa tal sonhada mudança, ele precisa quitar uma dívida com a chefe do tráfico da região. O que começa como um esforço para se redimir rapidamente se transforma em uma série de eventos que fugirão ao seu controle, levando-o a enfrentar consequências cada vez mais graves e inesperadas.
Heraldo e seu irmão Jorge protagonizam a primeira cena, jogando capoeira em um cenário paradisíaco. A tranquilidade e a harmonia do momento são dominantes, mas a modulação sutil da trilha sonora começa a anunciar uma mudança iminente. Essa transformação sonora insinua um presságio sombrio, preparando o espectador para os caminhos trágicos que estão por vir, antes mesmo que qualquer ação se desdobre na tela.
Após uma ação malsucedida da dupla, Jorge perde a vida, deixando Heraldo consumido pela culpa da morte do irmão. Agora, além de carregar o peso do luto, Heraldo precisa lidar com a perseguição dos seus inimigos, que lhe querem morto. Em busca de refúgio, ele se esconde no “Motel Destino”, local que também dá nome ao filme. Confinado no motel, Heraldo é atormentado pelo passado recente, e, ao mesmo tempo, alimenta a esperança de um dia poder viver uma vida melhor.
Enquanto seus fantasmas o assombram, Heraldo começa a planejar uma fuga desesperada, em busca de redenção e liberdade. Ironicamente, ao tentar sobreviver, ele flerta cada vez mais com o perigo e até mesmo com a morte. No “Motel Destino”, o protagonista passa a trabalhar como “faz-tudo” para Elias (Fábio Assunção), o proprietário que permite que o jovem more no estabelecimento, mas que esconde algo sombrio. Aos poucos, Heraldo se envolve em tarefas cada vez mais perigosas, percebendo que sua tentativa de escapar pode estar levando-o ainda mais fundo no abismo.
Sentimos isso nas interações entre Heraldo e Elias, repletas de insinuações e comportamentos suspeitos do dono do local. A interpretação de Fábio Assunção, que está ótimo em seu papel, se destaca como a principal força motriz desde sua primeira aparição. Dessa forma, a sua presença contribui para o sucesso da experiência como um todo. É também difícil ignorar o impacto das controvérsias envolvendo o ator na construção dos traços mais ambíguos do personagem (o envolvimento com drogas e a violência), que dão complexidade ao papel. Uma questão de percepção pública sobre o ator, que jamais deveria se confundir com o seu trabalho, acaba resultando em uma força antagonista verdadeiramente densa.
O filme segue uma estrutura de presságios recorrentes, onde pistas e indícios são apresentados. Essa construção eleva a tensão em diversos momentos e mantém o espectador em estado de alerta. O emprego dessas técnicas, além de intensificar o suspense, destaca as habilidades do diretor em manipular códigos e sinais, contribuindo para o enriquecimento da narrativa e construindo um efeito geral sobre o filme. Aqueles que assistirem serão agraciados com uma experiência cinematográfica, no mínimo, memorável.
Filme: Motel Destino Elenco: Iago Xavier, Nataly Rocha, Fábio Assunção, Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Renan Capivara, Jupyra Carvalho Direção: Karim Aïnouz Roteiro: Wislan Esmeraldo, Mauricio Zacharias, Karim Aïnouz Produção: Brasil, França, Alemanha Ano: 2024 Gênero: Thriller, Drama, Crime, Erótico Sinopse: O Motel Destino se torna o refúgio de Heraldo, um jovem que busca escapar das consequências de seu envolvimento com o tráfico de drogas. A chegada de Heraldo transforma a dinâmica do lugar, trazendo tensão e confrontos inesperados. Classificação: 18 anos Distribuidor: Pandora Filmes Streaming: Indisponível Nota: 7,0 |