CRÍTICA – OS SONHOS DE PEPE

CRÍTICA – OS SONHOS DE PEPE

Nós, do Club do Filme, fomos convidados para a cabine de imprensa do documentário “Os Sonhos de Pepe”, dirigido pelo diretor Pablo Trobo e que estreia no dia 5 de dezembro. O filme conta a história do icônico ex-presidente da república uruguaia, José “Pepe” Mujica, durante sua campanha vencedora à presidência no ano de 2009.

Pepe Mujica, como é mais conhecido, nasceu em 20 de maio de 1935, em Montevidéu, no Uruguai, e esteve na presidência de 2010 até 2015. É famoso por ser antigo militante político na época da ditadura militar uruguaia (1973-1985), o que culminou em sua prisão por quase 14 anos, período no qual foi submetido a extremos confinamentos. Depois do fim da ditadura, Pepe foi eleito deputado, senador e, por fim, presidente. Engajado na luta progressista e de pautas como sustentabilidade, legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, legalização da maconha e do aborto, destacou-se por seu estilo de vida muito simplório e ecológico.

Sobre o documentário, as cenas são entrecortadas por imagens das cidades do mundo que foram visitadas por Mujica, durante as filmagens da produção, e mescladas com imagens de computação gráfica como uma contação de histórias dos sonhos e dizeres do grande líder – um mar cheio de peixes nos céus de Nova Iorque, uma galáxia nos céus de Tóquio. Não é um documentário biográfico tradicional, ele busca entender a essência da filosofia e dos sonhos do político, combinando com sua visão humanista e ética. É feito em recortes de vídeos de arquivos, entrevistas, viagens, sendo narrado pelo próprio Mujica com suas reflexões.

Com isso, o telespectador pode refletir, com consciência, sobre a luta por uma justiça social mais efetiva e como é importante lutar pelos direitos dos que mais precisam. Além de perceber a importância de viver uma vida mais simples e mais próxima do próprio ser humano, pois, mesmo sabendo que a tecnologia é benéfica, precisamos estar mais perto da nossa natureza humana.

Esta película tem o compromisso de mostrar a vida de uma pessoa simples que se transformou em um grande líder humanista e apresentar, para as próximas gerações, o que ainda podemos melhorar em questões políticas de uma forma mais ética e empática. O subtítulo “Movimento 2052” é uma iniciativa em prol de “um futuro mais igualitário, solidário e um planeta mais sustentável”, de acordo com as palavras de Trobo.

O diretor foi convidado para, no Festival do Rio, apresentar uma Première Latina, que foi realizada no mês de outubro deste mesmo ano, e contou que “Os Sonhos de Pepe” é o primeiro filme de uma trilogia; o restante ainda não tem previsão de exibição. O longa estreou nos cinemas brasileiros na quinta-feira, dia 5 de dezembro de 2024.


Filme: Los Sueños de Pepe – Movimiento 2052 – (Os Sonhos de Pepe – Movimento 2052)
Elenco: Pepe Mujica
Direção: Pablo Trobo
Roteiro: Pablo Trobo
Produção: Uruguai
Ano: 2024
Gênero: Documentário Biográfico
Sinopse: Pepe Mujica, militante de causas progressistas, ex presidente do Uruguai narra sua caminhada rumo à presidência com seus ideais de sustentabilidade e ética.
Classificação: Livre
Distribuidor: Indisponível
Nota: 9,0

Sobre o Autor

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *