Se tem uma coisa que todo mundo gosta é comédia romântica, não é mesmo? O início dos anos 2000 foi um marco para esse tipo de gênero, como em O Diário de Bridget Jones, De Repente 30, ou Como Se Fosse a Primeira Vez. Entretanto, esse gênero foi se perdendo ao longo do tempo, acredito que por conta da ascensão dos filmes de franquia, que visam uma ideia de um lucro “certo”, não trazendo tanta personalidade a esses filmes. E se tem uma coisa que eles têm, é personalidade! São pop e causam identificação ao público, mas cada um com sua atmosfera e universo, construindo uma ideia otimista de esperança sem que deixassem de falar sobre assuntos que afligem todos nós. E, nesse sentido, nos últimos anos, temos visto um resgate desse gênero de maneira mais singular. Um grande exemplo disso é com o filme Todos Menos Você, protagonizado por Sydney Sweeney e Glen Powell, que foi pauta por meses no TikTok justamente por ser comparado às comédias do início do século XXI. E é nesse caminho que Uma Ideia de Você segue: um romance popular, que sabe que é clichê, mas tem toques autorais e marcantes. uma ideia de você
O longa é uma adaptação de um livro de romance que é inspirado numa fanfic de One Direction, em que uma mãe de meia idade vive um romance com um jovem cantor de uma boyband – claramente inspirado no Harry Styles. E o melhor disso, é que o diretor Michael Showalter, de Os Olhos de Tammy Faye e Doentes de Amor, sabe do caráter fantasioso é ilusório do filme e aproveita disso para explorar sensações. Na verdade, o filme parece bem realista e pé no chão. As atuações são naturais e ótimas, diga-se de passagem, e os conflitos trazem boas críticas a hipocrisia da internet e de fãs malucos e a cultura midiática de perseguição, que vem como herança da cultura de tabloides. Ele abraça a dimensão que essa relação toma e a seriedade do assunto na medida do possível, mas não deixa de brincar com a cinematografia. Principalmente nas cenas mais sensuais, os planos fechados em conjunto com a trilha sonora despertam uma ideia sensorial, que transmite exatamente o prazer que o público do filme quer ver, além dos sentidos da protagonista. É claro que nada disso seria possível sem uma boa direção de fotografia.
Querendo ou não, a alma do filme é Anne Hathaway, que parece se divertir a cada segundo e, como sempre, brilha. Ela mesma já havia expressado que topou fazer o filme para explorar o seu lado mais cômico. É delicioso acompanhar a jornada de sua personagem, que Anne faz ser crível e mega cativante. Inclusive, suas trocas com Nicholas Galitzine, que pareciam não convencer à primeira vista, são surpreendentemente boas. Você realmente torce pelo casal.
O filme é um aconchego gostoso e de qualidade, mas que parece se perder nos minutos finais. É quase como se o roteiro tentasse trazer uma melancolia inexistente até então para que o filme fosse olhado como algo mais “elevado”. Os sentimentos ali apresentados surgem abruptamente, cortando certo entusiasmo que o filme construía. E não tinha a menor necessidade! A fantasia é justamente essa.
Uma Ideia de Você é simples e bem feito. Cumpre exatamente o que se propõe, mesmo tendo um último ato repentino. Ele vem na contramão de um cinema industrial que não permite mais que a fantasia e os desejos, algo tão característico do gênero, sejam expostos livremente. É um respiro confortável e de qualidade.
Filme: The Idea of You (Uma Ideia de Você) Elenco: Anne Hathaway, Nicholas Galitzine, Ella Rubin, Annie Mumolo, Reid Scott Direção: Michael Showalter Roteiro: Michael Showalter, Jennifer Westfeldt, Robinne Lee Produção: Estados Unidos Ano: 2024 Gênero: Comédia, Romance Sinopse: Enquanto acompanha a viagem de sua filha adolescente ao Coachella, Solène, uma mãe solteira de 40 anos, começa um romance inesperado com Hayes Campbell, de 24 anos, o vocalista da August Moon, a boy band mais badalada do planeta. Classificação: 16 anos Distribuidor: Amazon Prime Video Streaming: Prime Video Nota: 8,0 |