Petra Costa é, com certeza, um nome já consolidado na história do cinema contemporâneo. Dirigiu o premiado curta-metragem Olhos de Ressaca em 2009 e o seu mais recente trabalho foi Democracia e Vertigem (2019), sendo este, indicado ao Óscar na categoria de Melhor Documentário.
Mas a indicação hoje vai para o documentário Elena, filme de 2012 e disponível na Netflix.
Petra Costa é mineira, nascida no ano de 1983, filha de pais militantes da esquerda. Petra tinha uma irmã mais velha, Elena Andrade.
Elena é um documentário que debruça sobre uma tragédia que marcou a vida de Petra e de sua família. É preciso muita coragem para exibir esse nível de intimidade com tamanho sentimento borbulhante nele.
A composição deste longa mesclando um passeio de Petra pelas ruas de Nova Iorque com memórias registradas em cartas, vídeos e fotos, funciona para entendermos esse resgate que Petra realiza para a própria execução desta obra.
A alternância entre os climas mais frios e quentes – e aqui não me refiro à temperatura – pelos quais o documentário passeia, nos mostra a complexidade do ser humano e em como as mudanças de humor, determinadas pelo simples fato de existirmos, afetam e muito em como lidamos com nossas alegrias e frustrações.
É impossível que fiquemos em um estado de inércia ao assistirmos esse documentário. Conseguimos sentir a dor nas palavras da mãe de Petra e Elena, Marilia Andrade. E sentimos mais ainda ao percebemos que ela ainda carrega uma culpa, mesmo depois de anos do ocorrido.
Elena é mais um belo exemplar do nosso cinema e, sobretudo, da qualidade de Petra Costa como cineasta.
O filme está na Netflix. Então não perde tempo e vai lá assistir. Depois volta aqui e comenta o que achou.
Filme: Elena Elenco: Li An, Elena Andrade, Petra Costa Direção: Petra Costa Roteiro: Petra Costa, Carolina Ziskind Produção: Brasil Ano: 2012 Gênero: Documentário Sinopse: Petra Costa busca sua irmã mais velha, Elena, que foi para Nova York 20 anos atrás, para realizar o sonho de ser atriz. Classificação: 12 Streaming: Netflix Nota: 8,0 |