FESTIVAL DO RIO 2023 – O OUTRO FILHO

FESTIVAL DO RIO 2023 – O OUTRO FILHO

O Outro Filho é um filme simples. Simples no sentido de trazer um enredo sem tantas firulas e complicações. É uma narrativa muito crua e sincera, e isso é a melhor parte dele. O filme traz dois irmãos que aparentam ser unha e carne, Federico e Simón. Porém, Simón morre repentinamente em uma festa trágica. Nesse sentido, sua perda repentina traça um caminho de luto e incertezas para Federico e sua mãe.

Federico sempre viveu à sombra do irmão, que era o mais bonito, o mais rebelde e o mais extrovertido. Começamos a acompanhar a narrativa do filme com a morte de Simón, que parecia ser o grande protagonista. Perdê-lo, então, faz com que Federico embarque em uma jornada de descobertas. Ele, ao mesmo tempo que tem medo de encarar seus sentimentos, tem ânsia de viver sua própria vida. E é a partir daí que tudo se constrói para exaltar essas emoções. As cores são mais frias e o clima aparenta estar sempre garoando. Os planos são mais fechados, dando a sensação de estar preso dentro da própria cabeça, além da câmera estar quase o tempo todo em movimento, como se acompanhássemos cada passo da jornada do protagonista. 

A atuação não é a melhor coisa do longa, definitivamente. Alguns coadjuvantes e o próprio protagonista deixam a desejar em alguns aspectos da emoção, ficando, por vezes, apáticos. Entretanto, o grande destaque do filme é Jenny Navarrete, que interpreta uma mãe que vive um extremo luto. É de partir o coração de tão visceral! Narrativamente também, a história dessa mãe é mais interessante de acompanhar. Ela está despedaçada e, a partir disso, demonstra toda sua fragilidade e todas as suas falhas, medos e inseguranças. Destaca-se totalmente da principal trama, que tem um desenrolar cansativo e um tanto perdido. O momento de destaque de Federico, inclusive, é justamente ao discutir com a mãe o futuro dos dois. É uma relação muito complexa, que, ao meu ver, poderia ser o grande foco da narrativa. Está tudo às claras, intenso, à flor da pele. Diferente da aproximação dele e Laura, ex-namorada do irmão, que se dá naturalmente, mas parece não seguir um rumo narrativo.

O Outro Filho traz muitas reflexões sobre o que uma morte pode causar na vida das pessoas. O luto é algo muito individual, mas que desencadeia processos fáceis de serem identificados em cada um que sente essa perda. Gera autorreflexão a partir do que se vê, já que triunfa em transmitir exatamente o que os personagens sentem. E essa sinceridade é muito bonita.

Filme: El Otro Hijo (O Outro Filho)
Elenco: Miguel González , Jenny Navarrete, Ilona Almansa
Direção: Juan Sebastián Quebrada
Roteiro: Juan Sebastián Quebrada
Produção: Colômbia, Argentina, França
Ano: 2023
Gênero: Drama
Sinopse: Federico e seu irmão Simón vivem plenamente a adolescência até o dia em que Simón morre ao cair da varanda de uma festa. Enquanto seu ambiente familiar desmorona diante de seus olhos, Federico tenta viver normalmente suas últimas semanas de escola. Incapaz de sofrer, ele se aproxima de Laura, ex-namorada de seu irmão, em quem parece encontrar conforto.
Classificação: 16 anos
Distribuidor: Evidencia Filmes
Streaming: Indisponível
Nota: 7,5

Sobre o Autor

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *