Fundada por Daniel Pech e Felipe Lopes, Retrato Filmes chega ao mercado preparando o lançamento de quatro longas premiados e aclamados pela crítica internacional.
O Brasil ganha uma nova distribuidora audiovisual. Fundada por Daniel Pech e Felipe Lopes, a RETRATO FILMES chega com foco em longas independentes com perfil autoral, já engatilhada com quatro lançamentos premiados e aclamados pela crítica internacional, que devem chegar aos cinemas nacionais ainda em 2024.
No portfólio da distribuidora estão “O auge humano 3”, do argentino Eduardo Williams, premiado no Festival de Locarno e exibido em Toronto e San Sebastián; “Prisão nos Andes”, coprodução entre Chile e Brasil, que estreou no Festival de Londres, para em seguida passar por Guadalajara, Marrakesh, Huelva (Prêmio de Melhor Elenco), Kerala (Prêmio FIPRESCI pela crítica internacional) e Punta del Este (Prêmio de Melhor Diretor); “Salão de baile – this is ballroom”, que encerrou o última edição do Olhar de Cinema; e “Alma do Deserto”, coprodução entre Brasil e Colômbia, com estreia confirmada na próxima edição do Festival de Veneza.
Egressos do curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pech e Lopes se conheceram durante a faculdade e, desejando formar uma parceria profissional, fundaram a Retrato Filmes em 2018. Passado o cenário da pandemia da Covid-19, retomaram as atividades da empresa, agora com o objetivo de ampliar a distribuição de obras brasileiras e coproduções latinas.
Com carreira consolidada na distribuição, Lopes é sócio da Vitrine Filmes, estando à frente de lançamentos de sucesso como Aquarius, Bacurau, Nosso Sonho e A Vida Invisível.
Já Daniel Pech, se lança na distribuição após atuar por anos como produtor à frente da Multiverso Produções em obras selecionadas para festivais como Berlim, Londres, Locarno, San Sebastián, Rotterdam, dentre outros; e licenciadas para diversos canais e plataformas como Netflix, Mubi, Globoplay e HBO.
A Retrato Filmes conta ainda com Carmen Galera, que já passou por empresas como Bonfilm e Pagu Pictures, como Gerente de Lançamentos.
“Há muitos anos desejo entrar no ramo da distribuição e pensar a dinâmica desse mercado junto aos ótimos profissionais e colegas que atuam nele. Acredito que minha trajetória na produção pode agregar no sentido de pensar novas formas de estabelecer relações mutuamente vantajosas entre os dois elos do setor, em que um compreenda as demandas e dificuldades do outro, além de pensar nas dinâmicas de trabalho em conjunto durante todas as etapas. Estou muito feliz com as parcerias formadas, com os nossos lançamentos para 2024 e com a força dos projetos a serem anunciados para o ano que vem”, diz Pech.
“O setor de distribuição segue sendo um gargalo – temos muitos filmes para poucas distribuidoras. Quando Daniel trouxe essa carteira de longas com financiamento foi possível colaborar com este projeto sem alterar minha atuação como sócio-diretor da Vitrine. Há espaço e necessidade para o surgimento de mais distribuidoras atuando nesse elo da cadeia”, complementa Lopes.