“Um Herói”, do premiado diretor iraniano Asghar Farhadi, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 28 de julho

Ganhador dos prêmios do Júri e François Chalais no Festival de Cannes deste ano, o drama de suspense Um Herói estreia na próxima quinta-feira, dia 28/07, em salas de cinema de todo o Brasil. Após passar uma temporada na Espanha, o diretor iraniano Asghar Farhadi retorna à sua terra natal para rodar mais um longametragem repleto de acontecimentos permeados por dubiedade e nuances, construção realista das personagens e temas que remetem à família e a solidariedade entre seus membros.

Neste filme, o diretor laureado com dois Oscars de melhor produção estrangeira por A Separação e O Apartamento, narra a história de Rahim (Amir Jadidi), um homem que está preso por uma dívida que não conseguiu pagar. Ao sair da cadeia durante uma condicional de dois dias, ele arma um plano, junto com a namorada, para pagar parte do que deve e convencer o seu credor a retirar a queixa. No entanto, nem tudo sai conforme o planejado.

Como ocorre em seus outros longas, Um Herói não traz respostas simples. Segundo Farhadi, isso não ocorre de maneira intencional. “A ambiguidade vem naturalmente durante a escrita, e devo confessar que gosto disso. Esse aspecto faz a relação entre o filme e o público durar mais, ir para além da sessão. Dá a possibilidade de se refletir mais sobre o filme. Combinar ambiguidade com uma história que lida com a vida cotidiana é um desafio interessante.”

Já sobre a complexidade de suas personagens, o diretor explica que “as pessoas são feitas de uma multiplicidade de dimensões, e, em certas circunstâncias, uma destas toma a frente e se torna mais visível. Esses personagens não são estereotipados.” No caso específico do protagonista, Farhadi lembra que seu sorriso é parte fundamental de um conjunto que apareceu progressivamente ao longo dos meses de ensaio.

Em Um Herói, as famílias e a solidariedade entre seus membros são centrais para a trama e as personagens. “As relações familiares são mais desenvolvidas nas cidades pequenas, e, quando um dos membros enfrenta um problema, todo mundo se envolve. Eu cresci nesse tipo de ambiente sociocultural. Vinte anos atrás, a frase “Não é problema meu” não existia na língua iraniana. Esse comportamento foi importado e materializa um novo modelo de relacionamento na nossa sociedade.”

Para criar o cenário do longametragem, o diretor optou pela cidade de Shiraz, no sudoeste do Irã, onde há “muitas ruínas históricas, traços importantes e gloriosos da identidade iraniana. A principal razão pela escolha dessa cidade é por causa da especificidade da trama e dos personagens. Eu também queria ficar longe da tumultuada Teerã.”

Além disso, Farhadi retrata também a contemporaneidade da sociedade iraniana com a presença das Redes Sociais, algo que ele destaca como crucial na vida de seus conterrâneos. “Isso é um fenômeno novo, mas o impacto é tal que é difícil lembrar como era a vida antes disso. Minha experiência pessoal me leva a crer que essa sensação é mais óbvia na sociedade iraniana do que em qualquer outro lugar. Acredito que possa ser explicado pela situação sociopolítica do país.”

Por fim, Farhadi define Um Herói como um filme no qual “todas as personagens têm suas razões, para agir como agem. Elas são repletas de contradições. Não quero dizer que todos os atos sejam justificados. Não é sobre legitimação, mas compreensão. Ao se saber os motivos que levaram alguém a agir, podemos o compreender sem tomar o seu partido.”

Com: Assessoria de Imprensa Califórnia Filmes

Cartaz filme Um Herói Ficha Técnica:

Direção: Asghar Farhadi

Roteiro: Asghar Farhadi

Produção:  Alexandre Mallet-Guy, Asghar Farhadi

Elenco: Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Sahar Goldust, Fereshteh Sadre Orafaiy, Sarina Farhadi, Ehsan Goodarzi, Alireza Jahandideh, Maryam Shahdaei

Direção de Fotografia: Ali Ghazi

Desenho de Produção: Mehdi Mousavi

Montagem: Haydeh Safiyari

Gênero: drama, suspense

País: Irã, França

Ano: 2021

Duração: 127 min.

Sinopse: Rahim está preso por causa de uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma condicional de dois dias, ele tenta convencer seu credor a retirar a queixa, se conseguir pagar parte do que deve. Mas as coisas não saem como planejadas.

Distribuidor: Califórnia Filmes