Exibido pela primeira vez ontem (12/10) no Festival do Rio, Kobra Auto Retrato é uma excelente pincelada sobre a vida e obra do artista paulistano Eduardo Kobra.
A exibição foi apresentada pelos realizadores do filme, em especial a diretora e montadora Lina Chamie. Fugindo dos modelos tradicionais e lineares de se fazer documentário, o longa traz uma montagem única e norteadora da narrativa, contando com uma bela seleção de imagens de drone da cidade, das obras de Kobra e de sua própria figura, mesclando partes essenciais de si, gerando um auto retrato.
Em meio às palavras do artista em entrevista inédita, o espectador tem acesso a lugares emblemáticos de sua carreira e origem, com planos sensíveis e reflexivos que ilustram um pouco de sua infância e relação com os pais, seus primeiros trabalhos e oportunidades e, afinal, como que adentrou no mundo do grafitti.
Brincando com cores, formas e texturas, a arte do filme traz a essência das obras de Kobra para a tela, criando relações entre fatores que pareciam separados durante a entrevista.
A obra preenche silêncios de forma muito orgânica com imagens que parecem constituintes do artista e da pessoa que ele se tornou. Ainda se tratando do som, o uso do som não diegético de um balançar de spray de tinta serviu também como um fio condutor da narrativa, denotando momentos-chave de forma criativa e extremamente elegante.
Um documentário completo e que não se contenta com artifícios usuais, Kobra Auto Retrato definitivamente vale a assistida.
Filme: Kobra Auto Retrato Elenco: Kobra Direção: Lina Chamie Roteiro: Lina Chamie Produção: Lina Chamie e Vinícius Pardinho Ano: 2022 Gênero: Documentário Sinopse: Em uma noite de insônia, Kobra revê sua vida desde a infância difícil na periferia até o sucesso mundial como muralista, os acontecimentos se desenrolam entre a realidade e o sonho. Desde o grafite ilegal nas ruas de São Paulo até pintar grandes murais em mais de 30 países, Kobra representa tantos outros em suas batalhas, passa a entender a arte de rua como voz política e democrática. Classificação: Não informado Streaming: Indisponível Nota: 8,0 |