Na última sexta, dia 14/10, a convite da Prime Video, os nossos colunistas Bernardo Vilela e Victoria Pereira marcaram presença na coletiva de imprensa da segunda temporada, continuação de El Presidente: Jogo da Corrupção.
“Jogo da Corrupção traz um olhar satírico sobre os bastidores da corrupção por dentro do futebol, e mostra as origens da transformação da FIFA de uma simples organização esportiva em uma potência comercial e política. No centro da história está o ex-presidente da FIFA, João Havelange, o improvável forasteiro brasileiro que usurpou o poder dos europeus e manteve o controle da organização por quase três décadas. Com uma alta dose de humor e ironia, a série mostra tudo que Havelange possivelmente ganhou e perdeu, roubou e apostou, e como ele supostamente transformou o jogo bonito em uma máquina de fazer dinheiro.”
Na coletiva estavam presentes os atores Eduardo Moscovis, Maria Fernanda Cândido, Albano Jerónimo, Andrés Parra, o diretor e roteirista Armando Bó (vencedor do Oscar de melhor roteiro original em 2015 por “Birdman”) e a Head de conteúdo original para o brasil do Amazon Studios, Malu Miranda.
Relação com o futebol
Quando perguntados sobre sua relação com o futebol, cada um respondeu de uma forma. Eduardo Moscovis, intérprete de “Castor”, declara seu amor pelo futebol, sendo presente no seu cotidiano desde sempre. Brincando, Armando Bó trouxe a tona a velha rivalidade Argentina versus Brasil, afirmando que o Maradona é o maior jogador do mundo e fazendo todos os presentes rirem. Albano admitiu ser mais fã do futebol feminino, “ainda não tão corrompido pela parte econômica.”
Já Maria Fernanda Cândido declarou que não tem uma relação tão íntima com futebol, confessando que quando aceitou o papel, se preocupava se poderia colaborar no projeto. Porém, afirmou que a história e os personagens são tão desenvolvidos e aprofundados que não necessariamente precisa ser fã de futebol para tirar bom proveito da série. Em relação aos desafios do papel, a atriz trouxe uma questão importante ao perceber sua personagem num projeto essencialmente masculino sobre um universo masculino. Segundo ela, o desafio foi fazer o papel dessa mulher que vivia em uma bolha de cristal, protegida pelo marido, rompendo essa bolha de forma tão intensa.
Gravar na Pandemia
Sobre as dificuldades de gravar em meio à pandemia, Maria Fernanda Cândico declarou: “A gente se sente muito sobrevivente quando a gente olha pra trás e vê tudo o que a gente viveu, a dificuldade que foi, realmente, todo mundo morar no Uruguai, não podendo fazer as idas e vindas como normalmente os atores fazem. A gente se sente muito vitorioso, por estarmos juntos pra mostrar pra vocês, e gostamos muito do resultado.” Todos os entrevistados concordaram e deram a entender que esse momento tão complicado, cheio de protocolos, acabou unindo a equipe, na qual cada um mostra muita cumplicidade e admiração pelo outro.
Já Albano Jerónimo, intérprete do protagonista João Havelange, afirma que se identifica com o personagem no seu jeito “duro na queda” de ser. E fala, sobre o desafio do papel:
“A verdade é que a dificuldade foi humanizar esse cara. Não criar algo como um super-herói, um personagem-tipo, mas criar algo que fosse humano. ” O ator declarou, também, discordar de Havelange que dizia que “política é política e futebol é futebol. “Nessa série a gente vê que futebol é política e política é futebol”
Terceira temporada
A trama gira em torno de 15 anos da vida de João Havelange. Portanto, quando perguntados se teria a possibilidade de haver uma terceira temporada, Malu Miranda disse que não tem ainda como saber, mas que história para contar deste universo é o que não falta.
Trailer oficial divulgado pela Prime Video:
A nova temporada conta com oito episódios de uma hora cada e estreia em 4 de novembro exclusivamente no Prime Video, em mais de 240 países e territórios.