Aqui no Brasil o filme, que está disponível no AppleTv+ e também nos cinemas, recebeu o nome de No Ritmo do Coração. Trata sobre uma jovem com audição criada por pais surdos, e quem interpreta esta personagem é a atriz Emilia Jones e que é, na verdade, o grande trunfo da obra e da diretora Sian Heder. Ela atua e canta muito bem deixando seu parceiro de canto, Miles (Walsh-Peelo) bem em segundo plano.
Ainda que o longa seja um remake do filme francês, A Familia Bélier, de 2014, uma diferença promovida por Heder é a inclusão de pessoas surdas em seu filme. E como não poderia ser diferente, as cenas de silêncio absoluto existem para que possamos experimentar as mesmas sensações e, assim, prestarmos atenção em outros detalhes.
E são os detalhes que fazem diferença aqui. A personagem Ruby Rossi (Jones) por poder ouvir se sente deslocada em sua própria família ao mesmo tempo que se sente responsável por eles, o que acaba se tornando um “fardo” muito pesado para ela. Ao mesmo tempo vemos o seu irmão, Leo Rossi (Durant) tentando ser notado, por seus pais, como alguém altamente capaz de desempenhar qualquer função dentro da atividade que a família tem, a pesca, mesmo sendo surdo.
Um contraponto interessante é o fato da protagonista gostar de cantar e querer seguir o seu sonho com a música. E uma das melhores cenas, mas não a melhor, é quando ao tentar se expressar para seu professor de canto a forma que encontra é pela linguagem de sinais. E cenas emocionantes é o que não falta nesse fime.
No Ritmo do Coração nos comove e nos faz ficar sentado à frente da tela para saber o desenrolar daquela história. O distanciamento e o preconceito com pessoas surdas, de maneira sutil na maior parte do tempo, se fazem presentes aqui. Mas a construção do núcleo familiar, principalmente na figura do pai, Frank Rossi (Kotsur), desarticula qualquer impasse em nossa ligação com aquela família. A forma irreverente de lidar com o que a vida o oferece nos ganha já nos primeiros minutos.
Ganhador de vários prêmios no festival de Sundance desse ano, No Ritmo do Coração é um dos melhores filmes deste ano.
Filme: CODA (No Ritmo do Coração) Elenco: Emilia Jones, Troy Kotsur, Daniel Durant, Marlee Matlin, Ferdia Walsh-Peelo Direção: Sian Heder Roteiro: Sian Heder, Victoria Bedos, Éric Lartigau, Thomas Bidegain, Stanislas Carré de Malberg Ano: 2021 Produção: Estados Unidos Gênero: Drama Streaming: Apple Tv+ Classificação: 14 anos Nota: 8,0 |
One thought on “No Ritmo do Coração”