O Mundo Atrás de Nós (2021) retrata o cotidiano de um escritor parisiense, Labidi (Aurélien Gabrielli), e de sua namorada Elisa (Louise Chevillotte), sobretudo os desafios envolvidos em sobreviver em uma sociedade que não valoriza seu trabalho. O longa, dirigido por Louda Ben Salah-Cazanas, está disponível na plataforma Filmicca, pelo festival My French Film Festival 2023.
A desconstrução de Paris
Paris é uma cidade constantemente retratada com certo glamour no cinema. Desde um glamour mais direto, como um ambiente repleto de pessoas financeiramente ricas, em eventos chiques, muita finesse e luxúria. Até um glamour mais boêmio, não tão diretamente relacionado com dinheiro, mas repleto de prazeres e alegria; uma vida com comida boa, cigarro, e obviamente — afinal, Paris — muita arte.
Se mostra interessante, então, como O Mundo Atrás de Nós (2021) trabalha para desconstruir essa glamourização. A Paris da obra é uma Paris mais suja, mais pobre, menos luxuosa. O protagonista é um sonhador, mas um sonhador que nunca tem dinheiro no bolso. Precisa dividir um quarto com um amigo e está sempre correndo atrás de maneiras diferentes de pagar a conta, até mesmo considerando arriscar sua vida para isso.
A própria profissão do personagem acaba desconstruindo esse conceito da capital francesa glamourizada. Labidi é um escritor, um não muito popular. Paris, não somente a capital do país, mas também mundialmente conhecida por sua gastronomia e sua arte (das mais variadas modalidades); é nela que o escritor pena para viver de sua arte. Se no imaginário popular é uma cidade que valoriza a arte, para Labidi, sua escrita não é muito valorizada.
Desse modo, O Mundo Atrás de Nós (2021) novamente desconstrói essa imagem da cidade e de seu cidadão. Uma vez que Paris é a cidade da luxúria e da arte, não deveria Labidi viver uma vida boêmia e luxuosa? Essa quebra de expectativa é feita de maneira inegavelmente melancólica, tanto em forma quanto em conteúdo.
Sensibilidade da obra
A obra traz uma fotografia escura, fria; que alinhada ao trabalho sonoro, aos acontecimentos da trama e à atuação de Aurélien Gabrielli, estabelecem o tom de melancolia na narrativa. Narrativa esta que prossegue através de acontecimentos paralelamente tristes e sensíveis. Isto é, Louda Ben Salah-Cazanas aborda temas pesados e chocantes de forma delicada e humana.
É um longa que deseja retratar acontecimentos penosos e, definitivamente, reais, mas acima de tudo evita se pautar neles como uma muleta, transformando-os em espetáculo. O diretor parece nutrir certo respeito por pessoas em situações parecidas e toma muito cuidado para não abordar as conjunturas de forma ofensiva ou estigmatizada.
A elipse narrativa
Entretanto, é uma pena que a força desse sentimento melancólico seja minada em alguns momentos pelo excesso de elipses na obra. O Mundo Atrás de Nós (2021) usa e abusa desse recurso narrativo que, por vezes, nada mais faz a não ser atrapalhar a conexão emocional do espectador com aquele acontecimento.
O uso de elipses em excesso no cinema francês não é nenhuma novidade. Décadas atrás, na Nouvelle Vague, a técnica já era utilizada ao excesso. Contudo, O Mundo Atrás de Nós (2021) diferencia-se de seus compatriotas antecessores. Na Nouvelle Vague, uma estrutura narrativa linear não era tão importante — pelo contrário, em muitos casos, o objetivo era não ser linear, principalmente nas obras dos jovens turcos da Cahiers du Cinema. Desse modo, diferenciam-se de O Mundo Atrás de Nós (2021), pois nele a estrutura da trama segue uma linearidade de importância diferente. Dessa maneira, a obra constrói uma estrutura pela qual ela mesma preza, mas atrapalha o desenvolvimento da mesma através de recursos narrativos que julga ser necessário.
Afinal, O Mundo Atrás de Nós (2021) é sensível e melancólico. Retrata um desafio social, infelizmente, familiar a muitos. Em outras palavras, é um filme de sobrevivência. Embora trabalhe com temas tão delicados, não consegue alcançar um impacto emocional ou sensorial tão grande no espectador. Contudo, não deixa de ser uma obra que reverbera algumas questões em nosso pensamento.
Filme: Le Monde Après Nous (O Mundo Atrás de Nós) Elenco: Aurélien Gabrielli, Louise Chevillotte, Saadia Bentaïeb, Jacques Nolot, Léon Cunha da Costa, Mickaël Chirinian, Noémie Schmidt, Hyacinthe Blanc Direção: Louda Ben Salah-Cazanas Roteiro: Abdellah Taïa, Louda Ben Salah-Cazanas Produção: França Ano: 2021 Gênero: Drama, Romance Sinopse: Labidi é um jovem de hoje: ele vai de pequenos esquemas a bicos, divide um quarto de empregada e sonha em ser escritor. Mas o seu encontro com Elisa o obriga a repensar o estilo de vida que leva muito acima de suas possibilidades. Classificação: 14 anos Distribuidor: 21juin Cinéma Streaming: Filmicca Nota: 6,0 |