O retorno de Hayao Miyazaki já tem data marcada: O Menino e a Garça (2023), seu mais novo filme, estreará nos cinemas brasileiros em 22 de fevereiro, com sessões de pré-estreia já disponíveis em algumas localidades. Pensando naqueles que estão ansiosos para assistir a nova criação de Miyazaki – e naqueles que ainda não adentraram o universo fantástico do Studio Ghibli – elaborei essa lista com 5 filmes da produtora. Aproveitem!
- O Túmulo dos Vagalumes, 1988 (Isao Takahata)
Preciso começar a lista com esse filme de 1988 que fez quase todo mundo chorar – eu, inclusive. Além de estar dentro do mesmo tema de O Menino e a Garça – a Segunda Guerra Mundial –, O Túmulo dos Vagalumes conta a história dos dois irmãos Seita e Setsuko, que ficam órfãos durante os bombardeios na cidade de Kobe no Japão e precisam ficar na casa de parentes que acabam por maltratá-los. Após um desentendimento com esses parentes, esses irmãos saem de sua casa para viverem por conta própria e é aí que o sofrimento fica muito pior para eles. Esse filme está em diversas listas de filmes mais tristes do mundo e com toda a bagagem, uma vez que ele é só sofrimento. A história, focada nestes dois personagens, vai ficando cada vez mais triste a medida em que a miséria vai tomando conta da vida desses jovens.
- Vidas ao Vento, 2013 (Hayao Miyazaki)
Vidas ao Vento inicialmente foi lançado como o filme final de Hayao Miyazaki, lá em 2013. O longa-metragem se baseia livremente na história de Jiro Horikoshi, engenheiro aeronáutico japonês responsável pela criação de aviões utilizados pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Abordando períodos da vida de Jiro Horikoshi desde sua infância, seus sonhos com aviões e a impossibilidade de se tornar um piloto devido a miopia, a obra é preenchida com diversos momentos emocionantes, passando por momentos importantes de sua história e da história do Japão como o terremoto na cidade de Kanto em 1923, seu relacionamento com sua esposa Naoko e as crises humanitárias vividas por conta da Guerra e de doenças que atingiram o país durante e após este período. Com uma trilha sonora belíssima composta por Joe Hisashi, Vidas ao Vento é um dos filmes mais emocionantes e bonitos de Hayao Miyazaki, recebendo a indicação ao Oscar de Melhor Animação.
- O Conto da Princesa Kaguya, 2013 (Isao Takahata)
Do mesmo diretor de O Túmulo dos Vagalumes, O Conto da Princesa Kaguya adapta para o cinema o “Conto do Cortador de Bambus”. Muito popular no Japão, esta história é sobre um humilde cortador de bambus que um dia encontra dentro de um tronco uma pequena princesa. Ao levá-la para sua casa e cria-la como uma filha, a sorte de sua família muda completamente por conta da beleza da menina. Ao ser cortejada pelos homens nobres do país, a princesa impõe todo tipo de obstáculos para que estes consigam a sua mão. O filme, que parece uma gravura japonesa em movimento, foi o último trabalho de Isao Takahata, que faleceu em 2018. Indicado ao Oscar de Melhor Animação, O Conto da Princesa Kaguya narra uma história que passa por temas como a ambição humana e a perda da inocência.
- Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar, 2008 (Hayao Miyazaki)
Ponyo foi o primeiro filme do Studio Ghibli que assisti e é, muito provavelmente, o meu favorito da produtora, portanto, fiz questão de que entrasse nessa lista. Ponyo é um peixe dourado que um dia acaba por conhecer Sosuke, um garotinho que mora perto da praia e costuma brincar por ali. Assim que um vínculo muito forte entre os dois é formado, Ponyo decide deixar o mar para viver com Sosuke, porém, sua mudança de habitat provoca grandes consequências tanto no reino marinho quanto na Terra. Dotado de uma pureza juvenil belíssima, Ponyo encanta por apresentar a amizade das duas crianças e sua forma de lidar com o mundo ao seu redor. Uma espécie de “Romeu e Julieta” versão japonesa, cheio de pequenas mensagens sobre responsabilidades, amizades e a vida como um todo, esse filme mágico emociona e aquece o coração.
- A Viagem de Chihiro, 2001 (Hayao Miyazaki)
Este é, talvez, o filme mais conhecido do Studio Ghibli. A única criação de Hayao Miyazaki a ganhar um Oscar de Melhor Animação. A Viagem de Chihiro conta a história de Chihiro, uma jovem rebelde que durante uma mudança de cidade descobre um reino escondido onde espíritos e criaturas comilonas existem. Quando seus pais acabam por adentrar o mesmo mundo, sendo amaldiçoados também e desaparecendo, Chihiro precisa unir forças com um jovem morador desse universo para ajudar a si mesma e a sua família a sair do lugar. Considerado por muitos como uma das melhores animações já feitas, A Viagem de Chihiro explora temas como o amadurecimento através da jornada que muda completamente a perspectiva da protagonista.
Gostou dessa lista? A boa notícia é que quase todos os filmes mencionados – exceto por O Túmulo dos Vagalumes – estão disponíveis para streaming na Netflix. Enquanto O Menino e a Garça não chega aos cinemas, uma boa opção que se tem é a de maratonar esses filmes e muitos outros do Studio Ghibli que estão disponíveis na plataforma.
One thought on “5 Filmes para entrar no clima de O Menino e a Garça”