De 17 de julho a 18 de agosto, festival reúne gastronomia e cinema com a apresentação de pratos inspirados em sucessos do cinema nacional.2° Cine Gastrô
O Festival Cine Lapinhô apresenta o 2° Cine Gastrô, um evento que celebra a união da culinária com a magia do cinema nacional. De 17 de julho a 18 de agosto, quatro restaurantes de Lapinha da Serra convidam o público a uma experiência única: degustar pratos inspirados em filmes icônicos do Brasil. O público terá a oportunidade de votar em suas receitas favoritas até 17 de agosto. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de encerramento do Cine Lapinhô, no dia 18 de agosto, recebendo o troféu Cine Gastrô e o reconhecimento da comunidade. A programação também conta com oficinas de cinema gratuitas. Inscrições estarão abertas de 25 de julho a 04 de agosto, com formulário no site do festival.
O Festival Cine Lapinhô, em sua segunda edição, apresenta o Cine Gastrô, um evento que celebra a união da culinária com a magia do cinema nacional. De 17 de julho a 18 de agosto, quatro restaurantes de Lapinha da Serra convidam o público a uma experiência única: degustar pratos inspirados em filmes icônicos do Brasil. O público terá a oportunidade de votar em suas receitas favoritas até 17 de agosto. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de encerramento do Cine Lapinhô, no dia 18 de agosto, recebendo o troféu Cine Gastrô e o reconhecimento da comunidade. A programação também conta com oficinas de cinema gratuitas. Inscrições estarão abertas de 25 de julho a 04 de agosto, com formulário no site do festival.
Inspirado no filme “Vidas Secas” (Nelson Pereira dos Santos, 1963), o Bistrô Lapinha apresenta o prato “Suado Fubá”. Tradicionalmente esta é uma receita prática e saborosa, levada em “embornás” para sustento durante longas jornadas de trabalho. Feito com ingredientes simples e acessíveis, como carne de porco, bacon, banha, fubá de moinho, alho e cebola, este prato representa o sustento necessário e o conforto possível em meio às dificuldades diárias retratadas no filme.
A Cantina Baianera criou o “Afeto Cremoso Milho”. Inspirado no filme “Aquarius” (Kleber Mendonça Filho, 2016), este prato reflete a memória afetiva, com um creme de milho baseado na receita da mãe da chef Nalim Jardim. Complementado com uma salada fresca, que evoca os quintais da infância, e um costelão de boi com molho sofisticado de Demiglace, simboliza a união entre tradição e novas perspectivas na alimentação consciente.
“Comezim”, prato inspirado em “Marte Um” (Gabriel Martins, 2022), é a aposta do Casulo Risoteria e Gelateria com um menu executivo elaborado com ingredientes locais e referências da culinária regional. Começa com carpacio de beterraba defumada com tamarindo e cebolinha, seguido de arroz com feijão envolto em trouxinha de couve com carne de porco caipira (ou opção vegetariana/vegana), e finalizado com um sonho de doce de leite com rosmaninho, representando o sonho de colonizar Marte presente no filme.
Também com inspiração em “Marte Um”, o Feito na Lapinha elaborou o “Toucinho de Cinema”. O prato é um pastel recheado com ingredientes típicos da culinária mineira, como toucinho de barriga, creme de milho, catupiry, mussarela, alho-poró e cheiro-verde. O pastel simboliza a simplicidade da família protagonista do filme e a tradição das pastelarias mineiras.
Despertando Novos Talentos
Paralelamente ao Cine Gastrô, de 5 a 9 de agosto, a Associação Jardim dos Cristais sediará oficinas de cinema gratuitas, abertas para alunos do ensino médio, fundamental e público em geral. O objetivo é introduzir os jovens e crianças da região no universo cinematográfico, oferecendo uma experiência prática e enriquecedora. O resultado das oficinas será exibido ao público nos telões do Cine Lapinhô, promovendo e celebrando o talento local. Será disponibilizado um formulário no site e redes sociais do Cine Lapinhô para inscrições na oficina “Como Fazer Cinema com Borra de Café”. A Oficina de “Animação com Rotoscopia” será realizada com alunos da Escola Municipal Francisco Pinto.
“Como Fazer Cinema com Borra de Café” será ministrada por Felipe Canêdo. Destinada a alunos do ensino médio e público em geral, esta oficina ensinará a criar um curta-metragem de baixo orçamento, abordando as etapas de produção, roteiro, linguagem cinematográfica e metodologias criativas. Felipe Canêdo é jornalista, mestre em audiovisual e diretor de curtas premiados, como “Arara”.
Sávio Leite é o responsável pela Oficina de “Animação com Rotoscopia”. Voltada para alunos do fundamental 2, esta oficina explora a técnica de animação rotoscopia, transformando filmagens em animações. Sávio Leite é um renomado professor de cinema de animação, diretor de curtas premiados e coordenador de mostras de animação.
Serviço
Cine Gastrô
Quando: de 17 de julho a 18 de agosto
Onde: Lapinha da Serra
Restaurantes participantes:
BISTRÔ LAPINHA – https://www.instagram.com/bistrolapinha/
Endereço: Rua Paraíso, 279 Lapinha da Serra
Contato: 31982374818
CANTINA BAIANERA – https://www.instagram.com/cantinanovociclo/
Endereço: Rua do Batuque 73 Lapinha da Serra
Contato: 31 97246 1857
Casulo Risoteria e Gelateria –https://www.instagram.com/casulorisoteriaegelateria/
Endereço: Rua Olhos d’água, 01, Lapinha da Serra
Contato: 31 98884-9921
Feito na Lapinha – https://www.instagram.com/feitonalapinha/
Endereço: Rua do Batuque 137 – Lapinha da Serra MG
Contato: 31 984055291
Oficinas
Quando: de 05 a 09 de agosto
Onde: Associação Jardim dos Cristais (Rua do Batuque – Lapinha da Serra, Santana do Riacho)
Inscrições: 25/07 a 04/08
Site: https://cinelapinho.com.br/