CRÍTICA – OFERENDA AO DEMÔNIO

CRÍTICA – OFERENDA AO DEMÔNIO

Em um subgênero quase dominado pelos temas e leituras do cristianismo, Oferenda ao Demônio (The Offering, 2022) surge como uma rara novidade. A clássica premissa de possessão demoníaca que assola uma família estadunidense comum, aqui se associa à religião e comunidade judaicas. Esse desvio do convencional, porém, não se aplica aos demais aspectos da obra que replicam sem pudor os clichês e convenções narrativas do terror.

A cena inicial estabelece a ameaça e os elementos sobrenaturais antes de apresentar os personagens centrais. Uma prática comum em filmes tão antigos quanto O Exorcista (The Exorcist, 1977), que apresenta inicialmente o padre Merrin em um sítio arqueológico no Iraque, onde encontra o demônio Pazuzu. Em Oferenda ao Demônio, também se revelam as primeiras aparições do antigo demônio do leste europeu, Abyzou, mas sem a sutileza e a potência sombria das imagens na obra prima de William Friedkin. O diretor Oliver Park deixa claro nessa primeira sequência que não pretende criar nenhum efeito psicológico com as suas assombrações, senão o bom e velho abuso de sustos repentinos e barulhos altos.

O núcleo central é composto pelo corretor de imóveis Art e sua esposa grávida Claire. Eles são apresentados durante a visita a casa do pai de Art, um legista que mora em uma comunidade judaica de Nova Iorque. Afastado da família por conflitos religiosos e a desaprovação de seu pai pelo casamento com uma mulher não judia, Art se aproxima sob o pretexto da reconciliação, mas esconde um motivo mais egoísta. A beira da falência e omitindo o fracasso nos negócios até mesmo de sua esposa, ele espera pôr a casa de seu pai à venda para se safar. Enquanto isso, o patriarca hiper religioso assume arrependimento e desejo de se reconciliar diante da proximidade do nascimento de seu neto. Toda essa trama familiar forma uma segunda camada de conflitos ao filme, que tensiona o terror sobrenatural dentro do drama pessoal das personagens.

Abyzou é um demônio conhecido como “tomador de crianças”, o seu objetivo no filme é o feto na barriga de Claire. Assim, a tensão se imprime na fragilidade da personagem, que é de longe a personagem mais simpática ao espectador. Oferenda ao demônio vai se aproveitar disso em inúmeros momentos para produzir imagens fortes com Claire em situações de perigo em sonhos e assombrações. Algo que faz parte da cartilha básica da narrativa da criança amaldiçoada presente em tantas obras do gênero. Mas a despeito de qualquer apelo ao sentimentalismo e paralelo com dramas familiares, a forma com que Park faz terror é, além de genérica, ineficaz. Se apoiando em sustos falsos e mal antecipados e uma figura demoníaca que intimida somente pela péssima qualidade da computação gráfica, a obra falha em alcançar a potência assombrosa de suas inspirações pela falta de sutileza.

Oferenda ao demônio infelizmente é mais uma decepção do gênero. O contexto distinto em que se apresenta é uma grata surpresa e o coloca em uma posição única em relação a representatividade nesse tipo de narrativa. Entretanto, se aproxima muito mais de qualquer obra moderna de possessão demoníaca e entidades para fazer jus a sua peculiaridade. A carga dramática que se pretende atingir com os conflitos familiares também não atinge a potência que poderia. E enfim, esse drama não chega a lugar algum quando o filme se entrega ao amadorismo e descarta tudo que tentou construir pela exploração do horror quase gratuito, mal construído e arrogante que culmina em uma conclusão final ainda mais anticlimática.


Filme: The Offering (Oferenda ao Demônio)
Elenco: Nick Blood, Emily Wiseman, Paul Kaye e Allan Corduner
Diretor: Oliver Park
Roteiro: Hank Hoffmann
Produção: EUA, Reino Unido e Bulgária
Ano: 2022
Gênero: Terror
Sinopse: Após o desaparecimento de uma jovem judia, o filho de um agente funerário hassídico volta para casa com sua esposa grávida na esperança de se reconciliar com seu pai. Mal sabem eles que logo abaixo deles no necrotério da família, um antigo mal com planos sinistros para o feto se esconde dentro de um cadáver misterioso.
Classificação: 14 anos
Distribuição: Paris Filmes
Streaming: Indisponível
Nota: 4,0

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