OSCAR 2024 – PREVISÕES: MELHOR ATOR (Dezembro)

Franz Rogowski será a Andrea Riseborough de 2024?

Os prêmios mal começaram e já surgem, de antemão, algumas surpresas interessantes que prometem embolar ainda mais a categoria de Melhor Ator neste ator, que tem de tudo para ser a mais aberta deste ano, onde qualquer um tem chances de ser esnobado. Talvez os três mais seguros nesta categoria sejam Bradley Cooper, hoje favorito pela sua transformação em Leonard Bernstein e envolvimento com o projeto (diretor, roteirista e produtor do longa), Cillian Murphy (Oppenheimer) em (pasme) seu primeiro grande papel como protagonista nos cinemas e Paul Giamatti que diverte, faz chorar e aquece o coração pela melhor atuação de sua carreira em The Holdovers.

Leonardo DiCaprio, Jeffrey Wright e Colman Domingo, todos indicados nas principais premiações televisionadas, perigam de serem esnobados pela Academia, já que como tudo indica por essa corrida inicial: teremos surpresas. Barry Keoghan (Saltburn) é um nome para o futuro e pode beliscar a sua segunda indicação consecutiva pós Os Banshees de Inisherin. Enquanto isso, o mundo torce por uma indicação histórica de Zac Efron pelo seu papel The Iron Claw. É inegável que ele é o crowd-pleasing desta temporada e ter recebido uma estrela da Calçada da Fama às vésperas da votação pode embalar a campanha da A24, que ano passado colocou Paul Mescal na disputa. Andrew Scott de All Of Us Strangers, por sinal, visa conquistar também essa vaga por uma atuação num filme independente e disputará diretamente com Efron por ela.

Contudo, dentre muitas surpresas, Franz Rogowski (Passages) se apresenta praticamente como uma Andrea Riseborough deste ano. O ator tem sido destaque nos Festivais de cinema pelo mundo e tem vencido em circuitos importantes nessa parte chave da temporada como o Associação de Críticos da Flórida e principalmente do NYFCC, em que desde 2016 apenas vencedores não foram indicados ao Oscar (Timothée Chalamet por Me Chame Pelo Seu Nome e Delroy Lindo em Destacamento Blood). Seria surpreendente ver o nome de Rogowski, mas não necessariamente uma surpresa.

Mais cotados:

1) Bradley Cooper (Maestro)

2) Cillian Murphy (Oppenheimer)

3) Paul Giamatti (The Holdovers)

4) Leonardo DiCaprio (Assassinos da Lua das Flores)

5) Jeffrey Wright (American Fiction)

Em consideração:

6) Colman Domingo (Rustin)

7) Franz Rogowski (Passages)

8) Zac Efron (The Iron Claw)

9) Andrew Scott (All Of Us Strangers)

10) Barry Keoghan (Saltburn)