Eu realmente acredito que Radioactive é um filme mal compreendido pelo público. A onda de criticar a Netflix pela enxurrada de filmes de qualidade duvidosa fez com que este novo longa, protagonizado pela sempre excelente Rosamund Pike, entrasse no bolo dos filmes mal falados deste streaming.
O marketing em cima desta obra dirigida por Marjane Satrapi foi volumoso e isso elevou as expectativas de muita gente. Mas o filme se mostrou com um ritmo bem cadenciado e um tom bem intimista, o que claramente, frustrou àqueles que sempre esperam por “algo a mais”.
Entretanto Radioactive entrega o que propõe. Joga luz em uma personagem brilhante, cujo o espectro social é quase nulo e deixa claro todos os percalços e entraves que uma mulher naquela época enfrentava, mesmo sem precisar gastar muito tempo para desenvolver isso.
Afinal estamos em 2021 e sabemos bem como o caminho da mulher é sempre mais tempestuoso do que o do homem.
Rosamund Pike mais uma vez preenche a tela com sua atuação. O talento dessa atriz é espantoso. A genialidade de Marie Curie fica evidente da mesma forma que a falta de tato para com as pessoas, também, se mostra na tela. E essa gangorra é muito bem executada por Pike.
Mas o melhor desse filme é o trabalho de causa e efeito. Ainda que o filme se passe no final do Século XIX, somos jogados ao futuro em certos momentos para presenciarmos as consequências das descobertas de Marie Curie. Mas a diretora Satrapi cuida para que a imagem passada não seja equivocada. E, de forma muito óbvia, sabemos da importância de Marie Curie para a ciência, mais precisamente no campo da química.
O filme não é brilhante, não estará nas listas dos melhores do ano e, de fato, não tem força para isso. Mas sua importância enquanto meio de representação de uma personalidade tão importante como foi Marie Curie é o motivo dessa recomendação.
E você, já assistiu? Comenta aqui o que achou.
Filme: Radioactive Elenco: Rosamund Pike, Yvette Feuer, Sam Riley, Mirjan Novak, Ralph Berkin, Simon Russel Beale, Sian Brooke, Faye Bradbrook, Aneurin Barnard, Georgina Rich, Harriet Turnbull Direção: Marjane Satrapi Roteiro: Jack Thorne, Lauren Redniss Produção: Reino Unido, França Ano: 2019 Gênero: Drama, Biografia Sinopse: Movida por uma mente brilhante e uma grande paixão, Marie Curie embarca em uma jornada científica com o marido, Pierre, para explicar elementos radioativos até então desconhecidos. Logo se torna evidente que seu trabalho pode levar salvar milhares de vidas se aplicado na medicina – ou destruir bilhões se for usado na guerra. Classificação: 13 anos Streaming: Netflix Nota: 7,2 |