17a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte!

17a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte!

Evento acontece entre 26/09 e 1º/10 em oito espaços da capital mineira e, mantém o propósito de se firmar como o espaço de debate e exibição da produção audiovisual na América Latina.

Além de reafirmar o foco na América Latina, a CineBH lança a Mostra Territórioa seção competitiva do evento que vai apresentar uma seleção da produção contemporânea do continente e fazer eco para os melhores frutos.

Na temática central, Territórios da Latinidade, a questão da geografia, da política, da história, da cultura e do cinema, no percurso histórico do cinema latino-americano e da América Latina.

Na homenagem, os diretores Rafael Conde e Yara de Novaes: o fazer artístico mineiro através do tempo.

Nos debates, um encontro inédito de profissionais do setor audiovisual para participar do Ciclo de Debates “Políticas de Difusão” com foco no tema “Streaming: que regulação queremos?”.

Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução recebe mais de 20 profissionais internacionais da indústria audiovisual para conhecer e fazer negócios com o cinema brasileiro.

A programação conta com pré-estreias, uma variada seleção de filmes nacionais e internacionais, mostra competitiva, mostras temáticas, oficinas, workshops, laboratórios, debates, painéis, sessões cine-escola, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas.

HOMENAGEADOS – RAFAEL CONDE ( cineasta) e YARA DE NOVAES ( diretora, atriz)

Rafael e Yara dividiram funções tanto à frente quanto atrás das câmeras, em obras que eram tanto comandadas pelo diretor quanto, em muitas das vezes, encenadas pela atriz. Tal relação entre atriz-diretor vai além do que aparece em tela, já que Yara foi também diretora de elenco (Fronteira, 2008) e assistente de direção (A hora vagabunda, 1998 e Françoise, 2002) dos filmes de Rafael.

Juntos, compartilharam trabalhos em curtas e longas-metragens, selando uma parceria que vai desde o campo acadêmico (onde ambos têm uma carreira ativa) até a prática do fazer cinematográfico, quase sempre interpelada pela paixão teatral que dividem. Em conjunto, Yara e Rafael realizaram quatro curtas e dois longas-metragens, sendo eles A hora vagabunda (1998), Françoise (2002), Samba canção (2002), Rua da amargura (2003), A chuva nos telhados antigos (2006) e Fronteira (2008).

MOSTRA DIÁLOGOS HISTÓRICOS – UM TRIBUTO A JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA

A mostra Diálogos Históricos contou com a curadoria de Cleber Eduardo e Marcelo Miranda e este ano é um tributo ao dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, falecido em julho. Serão exibidos e comentados, com presença de críticos e pesquisadores, três filmes que ilustram a forte presença de Zé Celso também nas telas de cinema: “Prata Palomares” (André Faria, 1970), no qual ele foi roteirista; “O Rei da Vela” (1982), único filme no qual ele assina direção, aqui em parceria com Noilton Nunes; e “Fedro” (Marcelo Sebá, 2021), em que ele surge de corpo, alma e voz com o ex-pupilo Reynaldo Gianecchini num longo e intenso papo íntimo sobre arte, sexo, vida e política.

CINEBH MOSTRA A AMÉRICA LATINA

A Mostra CineBH é o novo espaço de reflexão e exibição do cinema latino-americano no Brasil

Nesta edição uma das grandes novidades é a MOSTRA COMPETITIVA TERRITÓRIO – que reúne 8 longas em pré-estreia de realizadores em início de carreira vindo dos mais diversos países da América Latina.

Ao todo são 24 filmes programados nas seções latino-americanas – Mostra Território e Mostra Continente sendo representantes do Brasil (7 longas), Argentina (4), Chile (4), Colômbia (3), México (2), Peru (1), Paraguai (1) e Cuba (1).  Quase todos são inéditos no Brasil e, embora muitos terem alguma circulação por festivais internacionais, estão predominantemente fora do radar de eventos europeus que tendem a customizar um certo tipo de cinema latino padrão. No caso do recorte da CineBH, segundo a curadoria, os filmes carregam uma relação direta entre os territórios da encenação e os personagens mostrados.

REGULAMENTAÇÃO DO VOD

A Mostra CineBH, o Brasil CineMundi e Fórum De Tiradentes juntos promovem Encontro do Setor Audiovisual para discutir a Regulamento do VOD no Brasil – assunto em pauta no Congresso Nacional.

 

Fonte: Atti Comunicação

Sobre o Autor

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *