Carvão (2022) é uma coprodução entre Brasil e Argentina dirigida por Carolina Markowicz e estrelada por Maeve Jinkings. O longa estreia dia 3 de novembro e questiona com sutileza as contradições da família tradicional no interior brasileiro.
Pela fresta da janela estilhaçada somos convidados a invadir o interior de uma casa simples de uma família rural. Eles se sustentam com a carvoaria do lado de fora, a criação de galinhas e a cooperação entre vizinhos. Com um marido distanciado e ausente das questões familiares, um filho rebelde e alheio às decisões dos pais e um patriarca doente na cama, a protagonista se esforça para conciliar os problemas internos e financeiros por conta própria. Quando uma enfermeira nova visita o avô em seu leito precário, dividindo um beliche com o neto, ela dá a sentença final em um brusco lampejo de sinceridade: “não vai melhorar, só vai piorar”. As péssimas condições e dificuldades financeiras que a família enfrenta apontam para uma perda inevitável. Então, a profissional propõe indecorosamente a antecipação da morte do velho, para que, em troca, abriguem um traficante argentino foragido em seu lugar. O que se sucede a partir daí é o abalo que esse lar irá sofrer com a chegada do criminoso e o questionamento da fé cristã.
A música religiosa acompanha o filme e o cotidiano da família desde o início. Ela dita o sentimento que move esses personagens, mas também oferece contrapontos irônicos a várias de suas ações com suas mensagens de fé. Eles são frequentadores da igreja católica da cidade, e dentre as suas preocupações, existe a contribuição monetária para a instituição. Markowicz trabalha constantemente com contraposições entre valores cristãos e os temas da obra – Isso fica claro em um plano de ângulo alto que revela a imponência arquitetônica do santuário no momento em que o padre reclama da falta de recursos. O conflito com a crença também ocorre na busca por respostas de uma família que observa a decadência de um ente querido. A protagonista esconde suas questões internas, mas busca o apoio da religião quando pergunta se é da vontade de Deus que seu parente morra. Sem saber responder, o padre afirma que Deus é vida, incapaz de dizer o que sua fiel gostaria de ouvir. Aceitando o caminho moralmente tortuoso que trilha em prol de sua família, a personagem de Jinkings segue sem soluções.
Com a chegada do estrangeiro foragido, o dia a dia da casa é abalado. A barreira linguística e cultural provoca conflitos entre cada um dos membros da família. O convívio com o traficante violento e viciado em drogas oscila entre desentendimentos e breves momentos de descontração e afeto. Mas os tensionamentos logo se encaminham para a sua conclusão trágica. A presença do criminoso refugiado na casa é apenas a personificação de outros segredos ocultos e desvios morais omitidos pela família em sua comunidade cristã. O elefante branco, bruto e incompreensível lentamente corrói por dentro esse lar desestabilizado e expõe suas rachaduras e falhas. Mesmo trazendo consigo a ascensão financeira, tudo que ela consegue é destacar mais as diferenças entre os familiares e suas hipocrisias. Por fim, sempre lhes resta o refúgio da fé para encobrir os problemas nas escuras nuvens de fumaça dos fornos da carvoaria.
Carvão é um filme que atravessa com muita sutileza questões sociais, religiosas e morais da experiência humana. Repleta de planos abertos e bons enquadramentos, sua fotografia compõe a monotonia e majestosidade da paisagem rural, bem como captura a caracterização caótica do cenário doméstico. No entanto, a obra se sustenta muito naquilo que não é mostrado. Como seus personagens que escondem suas verdades, os elementos mais pesados não são revelados em cena. Por exemplo, a decisão de afastar o avô, que acontece fora de plano e é apenas sugerida ao espectador nos cortes seguintes. Essa omissão, além de funcionar tematicamente, confere a sutileza necessária para sustentar o jogo de aparências, reservando a violência explícita para momentos-chave do longa. Desse modo, o espectador acompanha e se perturba com os abalos da família em uma cadência similar ao filho do casal, que observa e se transforma a partir desses atravessamentos.
Filme: Carvão Elenco: Maeve Jinkings, César Bordón e Rômulo Braga Direção: Carolina Markowicz Roteiro: Carolina Markowicz Produção: Brasil/Argentina Ano: 2022 Gênero: Drama Sinopse: No interior do Brasil, uma família que se esforça para cuidar de seu patriarca tem suas vidas mudadas quando uma enfermeira oferece um acordo diabólico: colocar o mais velho da família para descansar e hospedar um traficante argentino que precisa urgentemente de um lugar para se esconder. Classificação: 18 anos Distribuidor: Pandora Filmes Streaming: Indisponível Nota: 7,5 |
Muito interessante. Vou assistir!