47ª MOSTRA SP – ANATOMIA DE UMA QUEDA

47ª MOSTRA SP – ANATOMIA DE UMA QUEDA

Anatomia de Uma Queda (Anatomie d’une Chute, 2023) foi o filme de abertura da 47ª Mostra de São Paulo. O longa-metragem escrito por Justine Triet (La Bataille de Solférino, 2013) e Arthur Harari (Onoda: 10.000 Nuits dans la Jungle, 2021) e dirigido por Triet, mais cedo neste ano levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Estrelado por Sandra Hüller (Toni Erdmann, 2016), Swann Arlaud (Grâce à Dieu, 2018), Milo Machado-Graner (Em attendant Bojangles, 2021) e Samuel Theis (La Princesse de Montpensier, 2010), Anatomia de Uma Queda conta a história da morte suspeita de Samuel e as implicações desse evento na vida de sua esposa Sandra e seu filho de 11 anos Daniel.

Logo no início, antes mesmo das imagens aparecerem em tela, escutamos as vozes de duas mulheres falando em inglês e francês. Desde esse momento, a presença da atriz Sandra Hüller – que possui o mesmo nome de sua personagem – em tela é gigante, tamanha a força de sua atuação. Ao assistirmos à sua interação com a outra mulher, uma estudante universitária que está ali para entrevistar a escritora Sandra, somos de imediato enfeitiçados com a personalidade da protagonista.

Ainda que dotada dessa personalidade magnética, a personagem carrega consigo alguma coisa escusa, se pudermos dizer assim. Sua persona misteriosa e sedutora, ao ser entrevistada não revela muita coisa e, ainda que a entrevistadora tente, pouco se consegue tirar dela, uma vez que seu marido, no andar de cima do chalé, começa a ouvir em loop uma música altíssima, como que para expulsar aquela pessoa de dentro de sua casa, o que consegue logo após alguns minutos de barulho.

É logo após essa pequena introdução que o primeiro ato do filme se encerra de maneira abrupta, quando o filho do casal, portador de deficiência visual, encontra o corpo de seu pai na neve ao voltar de uma caminhada. Sem nenhuma testemunha, o caso é “solucionado” como suicídio, para logo depois se transformar em um possível homicídio onde a principal suspeita – Sandra – é levada a julgamento.

A partir do segundo ato de Anatomia de Uma Queda, a narrativa é tomada pela investigação e julgamento de Sandra e é aqui que começamos a entender um pouco da relação da protagonista com o falecido marido. Um ponto importante da trama está no fato de que Samuel – que também divide o nome com seu intérprete Samuel Theis – só é mostrado ao espectador em lembranças, fotos e vídeos de arquivo. Durante o primeiro ato, sua presença se faz somente a partir da música alta que preenche todo o chalé, em uma tentativa de se fazer maior do que qualquer um naquele ambiente.

Filmes sobre julgamentos, onde grande parte de suas tramas se passam em ambiente jurídico, costumam ser um tanto cansativos, porém aqui, a investigação é cheia de pequenos pontos que completam (ou não) o quebra-cabeça da morte de Samuel. A suspeita que recai sobre Sandra vai crescendo no espectador ao mesmo tempo em que podemos ser tomados também pelo sentimento da dúvida, uma vez que a representação da promotoria é baixa e, embora extremamente invasiva, expõe fatos da vida da família que são importantes não somente na questão do julgamento na justiça, mas também no julgamento do espectador para com a protagonista e ré.

É importante ressaltar que talvez o objetivo de Anatomia de Uma Queda não seja buscar e encontrar um culpado para a morte de Samuel, mas apresentar, em poucos detalhes, o desgaste e desmoronamento na vida desse casal, e um dos pontos mais bem explorados pelo roteiro e direção do filme está em trazer sua narrativa para uma “zona neutra”, não tão neutra assim para os personagens. O fato de o casal ser formado por um francês e uma alemã e o idioma do relacionamento ser o inglês é crucial para a trama, uma vez que muitas vezes não há entendimento entre esses personagens, não importando a língua em que tentem se comunicar.

Enquanto o segundo ato do filme se preocupa em criar uma imagem de Sandra para o espectador, que tanto quanto a audiência do julgamento está em dúvida de sua inocência, o terceiro ato fecha o caso ao focar a narrativa em Daniel, filho do casal que deve dar seu depoimento. Talvez o terceiro e último ato seja o mais importante para o enredo de Anatomia de Uma Queda, não somente por trazer o desfecho para essa história, mas pela construção dessa conclusão.

A atuação do jovem Milo Machado-Graner é excepcional, e seu personagem é responsável por grandes momentos no filme, quando se mostra tão maduro, ao mesmo tempo em que age como a criança que é. A dualidade na personalidade desse personagem leva a narrativa para alguns momentos bastante obscuros e outros carregados de drama. Ao final, é como se toda a história girasse em torno de Daniel, ainda que o momento em que seu personagem brilhe mais seja mais próximo ao fim do filme.

Anatomia de Uma Queda é um filme ficcional que se inspira em casos reais. A desconstrução do casamento de Sandra e Samuel, desnudado pelos agentes da justiça durante o julgamento de Sandra, é o tema principal do filme de Triet. Sandra Hüller é singular em sua representação da escritora que enviúva de uma hora para a outra. Samuel Theis, que pouco tempo tem de tela, constrói a imagem de um homem perturbado por inúmeras questões. A causa de sua morte, seja suicídio ou acidente ou homicídio, não é a questão mais importante na narrativa do filme, mas todas as causas que levaram à essa morte, seja ela física ou metafísica.

A construção do enredo e atuações do filme progridem à medida em que somos arrastados para dentro de sua história. Os pontos desagradáveis e vergonhosos da relação dessa família servem para salientar ao espectador que nenhuma vida é completamente perfeita ou imperfeita. O desfecho do terceiro ato de Anatomia de Uma Queda é agridoce e carregado de tensão como todo o resto do filme. Ao final, as 2 horas e meia de filme passam como se fossem alguns minutos.


  Filme: Anatomie d’une Chute (Anatomia de Uma Queda)
Elenco: Sandra Hüller, Swann Arlaud, Milo Machado Graner, Samuel Theis, Antoine Reinartz, Jehnny Beth.
Direção: Justine Triet
Roteiro: Justine Triet, Arthur Harari
Produção: França
Ano: 2023
Gênero: Crime, Drama, Suspense
Sinopse: Durante o último ano, Sandra, uma escritora alemã, e Samuel, seu marido francês, viveram juntos com Daniel, o filho de 11 anos do casal, em uma pequena e isolada cidade nos Alpes. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio, e Sandra se torna a principal suspeita. Aos poucos, o julgamento se transforma não apenas numa investigação das circunstâncias da morte, mas em uma jornada psicológica e perturbadora às profundezas da conturbada relação entre Sandra e Samuel.
Classificação: 16 anos
Distribuidor: Diamond Films
Streaming: Indisponível
Nota: 8,0

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