COMO AGRADAR UMA MULHER

COMO AGRADAR UMA MULHER

Frescor australiano 

Como Agradar uma Mulher” acompanha Gina (a sempre engraçada Sally Phillips), uma mulher inglesa de meia-idade que mora na Austrália e está em um casamento morno e em um emprego tedioso em uma agência de liquidações de empresas falidas, sem o apreço do seu chefe. Todas as manhãs, ela vai nadas no mar com suas amigas, todas mais animadas e aventurosas do que ela. É o único momento em que ela tem algum respiro em sua vida monocromática. 

No aniversário de Gina, suas amigas enviam uma surpresa para sua casa que acaba quebrando as quatro paredes de sua vida monótona. O que segue é uma mistura de comédia, camaradagem, atitudes positivas em relação ao sexo e à nudez, e também quebra de paradigmas em relação às mulheres de meia-idade e sua relação com o trabalho, relações amorosas, e relações sexuais. 

 

Equipe feminina

O filme foi escrito e dirigido por Renée Webster, produzido por Tania Chambers e Judi Levine, e conta com mais de 80% do elenco de mulheres. E isso faz muita diferença em como os assuntos acima são abordados – as mulheres têm mais profundidade, elas podem gostar de sexo, elas têm profissões variadas, os homens também têm alguma profundidade, podem ser ruins de sexo e quererem aprender a melhorar, podem não querer mais sexo, podem ser sensíveis e sexy, ou seja, muito foi mais tridimensional do que vários filmes de Hollywood que cobrem temas similares. 

 

Comédia que entrega

O filme me fez rir demais. Mesmo com o público alvo sendo mais mulheres de meia-idade, funcionou demais comigo também. Webster claramente entende para quem ela estava escrevendo. Tem uma cena em particular – você saberá quando ela chegar – que realmente foi a cereja no bolo. Foram uns sólidos minutos de risadas. É uma comédia que poderia ser muito escrachada, e você sabe o que vai acontecer assim que a cena começa a rolar, mas os atores (Sally Phillips e Erik Thomson) entregam suas atuações de uma forma tão rica que tudo orna. 

Às vezes, quando o filme acaba e você olha para trás, você pensa “nossa, isso aí é muito bobo” ou “isso aí não funciona assim”. Mas, para mim, o sinal de uma comédia que funciona é quando você não se importa com isso na hora em que o filme está rolando, e você simplesmente ri. E “Como Agradar uma Mulher” faz isso. Muitas vezes as pessoas acham que fazer comédia é fácil, mas não é. É muito fácil TENTAR fazer comédia, mas, para fazer uma piada ou uma cena engraçada funcionar, você tem que construir aquele momento ao longo do filme. E essa cereja no bolo foi exatamente isso. 

 

Alguns poréns

Apesar do filme ter sido uma experiência muito divertida, o que para mim já o categoriza como positivo, ele acaba sendo um tanto superficial nos temas que se propõe discutir. Com seus 107 minutos de duração, tinha muito espaço para trazer mais profundidade em um filme que lida com o tema da sexualidade de mulheres da meia-idade de uma forma um tanto inovadora. Algumas personagens tinham muita profundidade, outras eram tão rasas quanto qualquer estereótipo de Hollywood, e essa inconsistência às vezes incomodou. 

Também alguns estereótipos de corpo incomodaram, como o tratamento diferente dado ao único personagem masculino que não se encaixa no que poderia ser considerado um “padrão” de beleza tradicional (que nem deveria existir). O personagem Ben, interpretado por Josh Thomson,  não tem a chance de ser considerado sensual da mesma forma que seus pares. 

As mulheres também seguiam todas um “padrão” de corpo muito similar. Uma exceção muito bem vinda foi a discussão em torno da personagem Alice, interpretada por Emily Rose Brennan. Apesar de loira e voluptuosa, essa personagem trouxa uma conversa importante sobre a objetificação de corpos tidos como desejáveis. Aqui também entra uma crítica em relação à diversidade racial do elenco, cujo foco foi majoritariamente pessoas australianos brancas. Mas isso reflete um problema maior das relações raciais da Austrália e do espaço que pessoas australianas não-brancas têm em filmes. 

 

Os finalmentes

Mesmo com essas críticas, o filme se mantém uma experiência majoritariamente positiva. Entregou diversão, empoderamento feminino (perdão pelo clichê), tanto sexual quanto profissional, atuações excelentes, e uma visão muito proprietária sobre o assunto. Em outros países e regiões, é mais comum ver esses temas tratados com profundidade e refinamento. Dentro do mundo anglófono, são filmes independentes tais como “Como Agradar uma Mulher” nos quais é possível ver esse progresso. Valeu o tempo gasto, e entregou boas risadas. 

Como agradar uma mulher - poster Filme: Como Agradar uma Mulher (How To Please a Woman)
Elenco: Sally Phillips, Hayley McElhinney, Caroline Brazier, Emily Rose Brennan, Erik Thomson, Josh Thomson, Alexander England
Direção: Renée Webster
Roteiro: Renée Webster
Produção: Austrália
Ano: 2022
Gênero: Comédia
Sinopse: Quando tudo na vida de Gina parece ter perdido a cor, uma empresa à beira da falência revoluciona sua vida, tanto profissional quanto sexual.
Classificação: 14 anos
Distribuidor: A2 Distribuidora de Filmes LTDA
Streaming: Não
Nota: 8,0

 

**O filme estreia hoje, 29 de dezembro, no Brasil**

Sobre o Autor

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *