COMO UM FILME É INDICADO AO OSCAR? EXPLICANDO OS CRITÉRIOS DA ACADEMIA

COMO UM FILME É INDICADO AO OSCAR? EXPLICANDO OS CRITÉRIOS DA ACADEMIA

Como sabemos, o Oscar 2024 acontecerá nesse domingo, dia 10 de março de 2024, com transmissão ao vivo na TNT Brasil. Esse ano, na minha opinião, temos filmes excelentes no páreo, sendo difícil adivinhar quem ganhará algumas categorias. Na verdade, muitas pessoas se perguntam como funciona o esquema de votação e como os filmes são selecionados pela Academia. Bom, é isso que irei explicar hoje.

Para o filme ser selecionado, ele precisa preencher alguns pré requisitos. Nos filmes de categorias regulares, é necessário que sejam exibidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior em pelo menos uma sala de cinema em Los Angeles por, no mínimo, 7 dias com espectadores pagos. Ele precisa ter uma média de 40 minutos e ser filmado em 35mm ou 70mm, ou 24 ou 48 frames por segundo, no caso dos filmados digitalmente.

Para os filmes estrangeiros, as regras são diferentes. Pelo menos 50% dele precisa ser falado em língua estrangeira, ou seja, todas que não a língua inglesa. Nesse caso, filmes de origem canadense ou filmes britânicos não entram nessa categoria. Além disso, esses filmes não podem ser produzidos ou distribuídos por empresas americanas. Sua exibição deve ser feita até outubro do ano anterior por pelo menos 7 dias no seu país de origem. Porém, caso também seja exibido em Los Angeles, o filme pode concorrer na categoria de Melhor Filme e os atores em Melhor Ator e Melhor Atriz, como aconteceu com o filme brasileiro “Central do Brasil”. 

Passando por esses requisitos, os filmes devem ser inscritos. Para isso, é necessário que a produção ou a direção faça login no site da Academia e enviem a inscrição. Se aprovados, eles receberão um link para preencher os dados e submeter às categorias que acharem apropriado. Dentre todos, a Academia seleciona 300, que serão ranqueados pelos membros, que escolhem 5 deles para a categoria que votam. Afinal, cada membro vota na categoria de seu trabalho (ex: atores votam nas categorias de atuação). Por isso, os filmes com maior propaganda acabam entrando, já que dificilmente todos os membros verão os 300 filmes pré-selecionados. Assim, quando divulgam os indicados, os membros recebem uma cédula para votação nas categorias. Os mais populares vencem. 

Portanto, o Oscar, querendo ou não, é uma premiação de poder e capital. Normalmente, os filmes que mais investirem em divulgação e bajulação serão os vencedores. Então, de quê vale todo esse sistema? É bom ressaltar que ele não mede a qualidade dos outros filmes que não ganharam ou dos que não foram indicados. É só uma premiação, mas com milhões de espectadores e que move a indústria hollywoodiana.

Sobre o Autor

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *