CRÍTICA – JOGOS VORAZES: A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES

CRÍTICA – JOGOS VORAZES: A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES

Frequentemente, as franquias suscitam desconfiança devido ao seu apelo comercial em detrimento da qualidade artística. Recentemente, muitos expressaram preocupações sobre a saturação narrativa dos blockbusters, especialmente após os últimos lançamentos da Marvel, como o mais recente “As Marvels”. A indústria do entretenimento, atualmente, veste-se com tons mais verdes do que os vermelhos característicos do protagonista, Snow, evidenciando uma mudança significativa em suas abordagens. Embora o cenário cinematográfico popular não esteja em crise iminente, é notório a preocupação da indústria com essa ausência de aproximação com outros conteúdos, temas e formas. Dentro desse contexto, Snow, interpretado por Tom Blyth, o protagonista de “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, enfrenta o desafio de revitalizar a tradicional saga dos Jogos Vorazes. Essa prática, ao longo dos anos, serviu como uma espécie de punição para outros povos da região. Buscando novas ideias temáticas, o personagem opta por trilhar caminhos que o colocam mais como participante do que como mentor ou futuro elaborador criativo. A representação de Snow não é isenta de complexidades emocionais. Embora ele seja como um anti-herói, a película habilmente explora seus sentimentos em relação a Lucy Gray, interpretada por Rachel Zegler. Isso nos permite compreender suas motivações, embora os meios práticos pelos quais ele as realiza permaneçam enigmáticos.A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES

Uma das destacáveis características da obra é a maneira perspicaz como estabelece um diálogo entre narrativa e tempo, a extensa duração é mais um acerto, do que um erro bobo. Em vez de recorrer a tocantes flashbacks da infância do personagem, a trama opta por uma cena inicial que oferece uma visão profunda do mundo através dos olhos de Snow. Desde criança, ele é apresentado como um garoto que está sempre tentando se proteger de alguma batalha. Em um salto temporal, ao acompanhar Snow em sua vida adulta, somos levados a testemunhar suas batalhas matinais em um colégio popular. Diferentemente de seus colegas, ele não desfruta de grandes riquezas, conexões políticas relevantes ou influências externas marcantes. Sua presença na escola é exclusivamente ancorada no nome de seu falecido pai, cujo legado é o único elo que o mantém ali. Os desafios enfrentados pelo protagonista durante suas ações e a representação apática dos demais personagens nos transformam em observadores privilegiados de sua jornada. 

Após assumir o papel de mentor de Lucy Gray para a 10ª edição dos Jogos Vorazes, Snow começa a explorar alternativas para elevar a popularidade da jovem. Apesar de viver em meio à guerra, Lucy é retratada como uma simples cantora, quase uma criança, o que adiciona uma camada ao sistema político. A construção da relação entre os dois é habilmente delineada, sugerindo que Snow não está simplesmente buscando a vitória nos jogos, mas sim movido por um apreço genuíno pela garota do 13º distrito. O filme nos conduz por um lado mais benevolente de Snow, fazendo-nos acreditar que suas intenções são altruístas, até que sua obsessão pela vitória de Lucy revela sua verdadeira natureza como o ditador conhecido nos filmes anteriores da franquia. A narrativa poderia facilmente se desdobrar como a história clássica de um rapaz que conhece uma garota, e juntos tentam sobreviver em um sistema utópico; no entanto, a reviravolta revela que, na verdade, ele é o futuro ‘’Sr.Snow’’. Essa complexidade na trama adiciona uma camada adicional de intrigas e revela a dualidade de um indivíduo que enxerga suas motivações. 

Tenho um afeto pela terceira parte da obra, intitulada “Pacificador”, especialmente após os eventos que expuseram a artimanha que culminou na vitória de Lucy Gray. Ao ser expulso da Capital, ele é transferido para outro distrito, coincidentemente o mesmo onde Lucy Gray reside. Este é um ponto crucial da trama, pois revela que, embora o personagem pudesse ter escolhido uma vida mais harmoniosa, as oportunidades surgiram, mas a criança Snow do início da história nunca o abandonou. Seu reflexo interno se manifesta em cada lembrança de seu passado. Nos minutos finais, testemunhamos sua busca por Lucy Gray, numa tentativa de silenciá-la em relação aos crimes cometidos no 13º distrito. No entanto, a cantora, treinada para sobreviver, realiza um “adeus” por meio de gestos que indicam seu desaparecimento eterno.

O desfecho da história, de certa forma, sorri para Snow. A revelação de que os heróis eram, na verdade, vilões e vice-versa durante todo o enredo nos transmite incômodo sobre quem torcemos. Exceto por aquela figura inocente e caricata, também conhecida como “passarinha”, todos queriam tirar algo de alguém.


Filme: Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Elenco: Rachel Zegler, Hunter Schafer, Tom Blyth, Peter Dinklage, Viola Davis, Kjell Brutscheidt, Jason Schwartzman, Irene Böhm, Ashley Liao, Ayomide Adegun, Isobel Jesper Jones, Amelie Hoeferle e Josh Andres Rivera
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Michael Arndt
Produção: Estados Unidos
Ano: 2023
Gênero: Ação, Aventura, Ficção Cientifica
Sinopse: Antes de Katniss Everdeen, sua revolução e o envolvimento do 13 distrito, houve o Presidente Snow, ou melhor, Coriolanus Snow. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é a história do ditador de Panem antes de chegar ao poder. Anos antes, Coriolanus Snow vivia na capital, nascido na grande casa de Snow, que não anda muito bem em popularidade e financeiramente. Ele se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. O destino de sua Casa depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas para conseguir mentorar o tributo vencedor. Foi lhe dado a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer terá consequências dentro e fora do Jogo. Na arena, a batalha será mortal e a garota terá que sobreviver a cada segundo. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a garota, mas terá que ter que qualquer passo que der, fará com que a menina e ele mesmo sofram de alguma maneira.
Classificação: 12 anos
Distribuidor: Paris Filmes
Streaming: Indisponível
Nota: 7,5

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