IVANS XTC

Ivan Beckman, o protagonista de “Ivans Xtc”, diz que quando ele tentou conjurar em sua mente imagens de coisas que tiveram algum valor em sua vida enquanto ele sofria com a dor de um câncer terminal, ele conseguiu pensar em absolutamente nada. Isto é a primeira coisa que o espectador ouve deste personagem, e também a última enquanto ele está vivo. Assim como na novela literária de Leo Tolstoi, “A Morte de Ivan Ilitch”, qual o filme adapta, esta história se inicia post-mortem. Reações a sua morte variam de indiferença a falta de surpresa, quase todos acreditam que o prognóstico de câncer de pulmão apenas existe para acobertar uma overdose acidental. Mas quem era Ivan Beckman, realmente? Descobrimos isto através de flashback. Interpretado por Danny Huston, filho do diretor e ocasional ator John Huston, Ivan é um agente de talentos com uma carreira em ascensão.

Vemos como ele manobra através do mundo das festas de estreia em Hollywood com sua lábia e sorriso constante, mais parecendo um político tentando agradar os eleitores em época de eleição do que um agente. Indivíduos, como o ator Don West, interpretado por Peter Weller (Robocop), que julga Ivan como um usuário de drogas degenerado após sua morte, é mostrado constantemente usando e oferecendo drogas. A vida de Ivan se resume a um ciclo de festas e incessantes ligações  com clientes insatisfeitos, apenas quando uma mancha em seu pulmão é identificada em um raio-x, que ele é forçado a se deparar com a própria mortalidade.

Assistindo o filme, é realmente difícil não pensar em outra adaptação desta mesma obra de Tolstoi, “Viver” (1952) de Akira Kurosawa. Não vou ser ousado e/ou do contra e declarar que o filme de Kurosawa é inferior, algo que ele não é. As semelhanças entre os filmes terminam em como seus respectivos personagens reagem à descoberta da doença. Enquanto o personagem de Takashi Shimura começa uma jornada na tentativa de descobrir aquilo que daria significado a sua existência, Ivan se vê paralisado pelo medo da morte em um grau que sua única reação é uma intensificação do hedonismo que ele já adotava.

Há uma ótima cena em que Ivan vai a um jantar familiar com sua namorada, os dois sob a influência de cocaína. Tanto a irmã e o pai de Ivan são artistas, e fica claro que ele cresceu em um ambiente que qualquer ambição artística seria mais que bem-vinda, e a escolha de carreira de Ivan é algo que ambos não respeitam, a irmã ainda mais explicitamente do que o pai. Há uma terrível tristeza e decepção que Huston transmite lindamente através de sua atuação.

Há outra inspiração sobre a história do filme, esta não explicitamente colocada na longa. Jay Moloney era um agente de talento com uma das maiores agências de Hollywood, CAA. No auge de sua carreira ele representava pessoas como Scorsese, Spielberg,  Leonardo DiCaprio e Bernard Rose, o diretor do filme que aqui estamos falando sobre. Mas sua rápida subida se tornou uma queda súbita devido à sua dependência de cocaína. Ele começou a perder clientes e perdeu seu posto. Ele acabou cometendo suicídio logo após fazer 35 anos. Quando a agência CAA descobriu que Rose estava fazendo um filme inspirado em um acontecimento escandaloso envolvendo a firma, ela efetivamente colocou Rose em uma lista negra, impossibilitando ele de produzir o filme através dos canais usuais. No fim, a escolha de usar uma câmera digital não foi tanto uma escolha, mas sim uma necessidade.

Mas há um grau de serendipidade nesta circunstância, com a imagem digital traçando uma Los Angeles um tanto que suja, longe de Hollywood idealizado, mas com a possibilidade de uma certa beleza passar através das frestas, como nos créditos iniciais operáticos, com “Tristan und Isolde” de Richard Wagner, anos antes de ser definitivamente associado a “Melancolia” (2011) de Lars Von Trier, tocando com o nascer do sol encoberto pela poluição característica de Los Angeles (Coincidentemente, Rose planejava lançar este filme como fazendo parte do movimento Dogme 95, iniciado por Trier).

Quando chegamos ao fim do filme e da vida de Ivan Beckman, testemunhamos como que o que interessa Rose em seus filmes não são como que os personagens afetam ou observam o mundo exterior, mas sim os seus mundos interiores. Seja em “O Mistério de Candyman” (1992), com a perspectiva societal de uma transgressão(um negro e uma branca se apaixonando) criando reverberações através da história, ou em “Frankenstein” (2015) com uma aplicação do conceito freudiano do conflito de Édipo na existência do monstro. Quando Ivan é finalmente tratado como um ser humano por uma enfermeira que cuida dele em seus últimos momentos, finalmente vemos como que a vida dele realmente era tão vazia, que apenas em seus últimos momentos ele teve uma imagem que valeu a pena existir.

Filme: Ivans Xtc
Elenco: Danny Huston, Peter Weller, Lisa Enos, Joanne Duckman, Angela Featherstone, Valeria Golino
Direção: Bernard Rose
Roteiro: Bernard Rose, Lisa Enos
Produção: Inglaterra
Ano: 2000
Gênero: Drama
Sinopse: Após descobrir que possui câncer de pulmão, um agente de talentos de Hollywood contempla sua mortalidade.
Classificação: Sem classificação
Distribuidor: Não possui