PANORAMA DO 76º FESTIVAL DE CANNES

PANORAMA DO 76º FESTIVAL DE CANNES

A 76ª edição do Festival de Cannes, o maior festival de cinema do mundo, encerrou-se no final de maio, deixando para trás um legado de filmes incríveis, diretores renomados e novos talentos emergentes.  Com mais de 100 filmes apresentados em diversas mostras, entre os mais aguardados de 2023 destacaram-se “O Assassino da Lua de Flores” e “Indiana Jones E O Chamado do Destino”, que tiveram suas estreias fora das mostras competitivas, atraindo multidões para as salas de cinema onde foram exibidos.

Na mostra competitiva, vários diretores renomados retornaram ao festival, como Wim Wenders, Ken Loach, Hirokazu Kore-eda, Nanni Moretti, Wes Anderson, Wang Bing e Karim Ainouz. No entanto, um aspecto notável desta edição foi a presença de sete diretoras entre os selecionados, estabelecendo um recorde no festival. Como destacou Jane Fonda durante a cerimônia de encerramento, “viemos de um longo caminho, mas ainda temos um longo caminho pela frente”. Entre as diretoras estavam Justine Triet com “Anatomy of a Fall”, Alice Rohrwacher com “La Chimera”, Jessica Hausner com “Club Zero”, Catherine Corsini com “Le retour”, Catherine Breillat com “Last Summer”, Kaouther Ben Hania com “Four Daughters” e Ramata-Toulaye Sy com “Banel & Adama”. Nada poderia ser mais empolgante do que a vitória de Justine Triet, que recebeu a cobiçada Palma de Ouro por “Anatomy of a Fall”.

A mostra “Un Certain Regard” trouxe cineastas estreantes e filmes com uma abordagem cinematográfica menos convencional, como é de costume. Alguns desses filmes já possuem críticas no site, como “Rien à perdre”, dirigido por Delphine Deloget, “Omen”, de Baloji, e “The Mother of All Lies”, de Asmae El Moudir. “Omen” foi premiado com o prêmio “New Voice Prize”, enquanto “The Mother of All Lies” conquistou o prêmio de melhor direção, além do prêmio L’ŒIL D’OR – YEAR OF THE DOCUMENTARY. Teve também prêmio para o Brasil com o filme A Flor de Buriti, dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora.

A seguir estão os destaques das premiações nas duas mostras:

 

Mostra Competitiva:

Palma de Ouro:
Anatomy of a Fall“, dirigido por Justine Triet.

Grande Prêmio:
The Zone of Interest“, dirigido por Jonathan Glazer.

Melhor Diretor:
Tran Anh Hùng por “La Passion de Dodin Bouffant” (The Pot-au-Feu).

Prêmio do Júri:
“Kuolleet lehdet” (Fallen Leaves), dirigido por Aki Kaurismäki.

Melhor Roteiro:
Sakamoto Yuji por “Kaibutsu” (Monster), dirigido por Hirokazu Kore-eda.

Melhor Atriz:
Merve Dizdar por “Kuru Otlar Üstüne” (About Dry Grasses), dirigido por Nuri Bilge Ceylan.

Melhor Ator:
Koji Yakusho por “Perfect Days”, dirigido por Wim Wenders.

 

Un Certain Regard:

Prêmio Un Certain Regard:
“How to Have Sex”, dirigido por Molly Manning Walker.

Prêmio do Júri:
“Les Meutes” (Hounds), dirigido por Kamal Lazraq.

Melhor Diretor:
Asmae El Moudir por “Kadib Abyad” (The Mother of All Lies).

Prêmio New Voice:
Augure” (Omen), dirigido por Baloji.

Prêmio Ensemble:
“Crowrã” (The Buriti Flower), dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora.

Prêmio Freedom:
“Goodbye Julia”, dirigido por Mohamed Kordofani.

 

La Cinef:

Primeiro Prêmio:
“Norwegian Offspring”, dirigido por Marlene Emilie Lyngstad.
(Den Danske Filmskole, Dinamarca)

Segundo Prêmio:
“Hole”, dirigido por Hwang Hyein.
(Korean Academy of Film Arts, Coreia do Sul)

Terceiro Prêmio:
“Ayyur” (Moon), dirigido por Zineb Wakrim.
(ÉSAV Marrakech, Marrocos)

 

CAMÉRA D’OR:

“Bên Trong Vo Ken Vang” (Inside the Yellow Cocoon Shell), dirigido por Thien An Pham.
(Directors’ Fortnight)

L’ŒIL D’OR – YEAR OF THE DOCUMENTARY (ex aequo):

“Les Filles d’Olfa”, dirigido por Kaouther Ben Hania.

“Kadib Abyad” (The Mother of All Lies), dirigido por Asmae El Moudir.

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