CRÍTICA – EVIDÊNCIAS DO AMOR

CRÍTICA – EVIDÊNCIAS DO AMOR

Evidências do Amor é um típico filme de comédia romântica que faz uso da ficção cientifica como elemento que ajuda o casal a se reconciliar. Também é um filme de “star system”¹, tendo dois posters: um com Fabio Porchat em grande destaque e outro com Sandy também chamando muita atenção. Sendo assim um filme que se vende pela ideia de ser um “blockbuster”² brasileiro que explora a atuação de dois artistas queridos pelo público e uma música extremamente famosa. E ele realmente consegue chamar atenção por isso, se tornando um filme de muito interesse do público para ver como uma história que usa a música Evidências como um elemento principal da trama e dois artistas que vieram de mundos do entretenimento diferentes funcionam juntos.

Para quem está acostumado a assistir filmes nacionais de baixo orçamento com produção independente, como eu, vai se surpreender com a magnitude dessa produção no quesito visual.  Evidências do Amor desde a primeira cena se mostra como um filme de alto orçamento com um trabalho muito bem feito pela fotografia e direção de arte que juntos compõe planos muito bonitos e grandiosos. Isso me chamou muito a atenção, por ser um filme que já tem nomes grandes no elenco, mas mesmo assim conseguiu bancar outros elementos de alto custo de produção, como o grande número de locações sendo uma mais bonita do que a outra, entregando um resultado tão grandioso quanto os “blockbusters” estadunidenses. Uma qualidade em trabalho visual muito comum em novelas, mas que era pouco transportado para os cinemas pela falta de orçamento. Além disso, é importante pontuar que o diretor do filme sabe muito bem trabalhar com a linguagem do cinema, sem se valer de nenhum tipo de característica da linguagem televisiva que é muito comum no audiovisual brasileiro.

No filme acompanhamos Marco Antônio primeiro se apaixonando e namorando Laura, interpretada por Sandy, e, depois, como fica sua vida após um ano do termino do casal que no momento em que se separaram estavam prestes a se casar. Marco Antônio é uma personagem perfeita para o Fabio Porchat, não sei foi escrito pensando nele ou se o próprio ator contribuiu para criar a personagem, mas é claro como a atuação de Porchat funciona muito bem para essa história. O humor caricato e exagerado dele encaixa muito bem no filme, pois o que acontece com a personagem é tão assustador e absurdo que conseguimos nos imaginar reagindo daquela mesma forma. Assim, por meio dessa atuação que nos conecta com a personagem nos enxergando em seu caos compramos a ideia do filme sem dificuldades.

Depois de um ano do termino de seu relacionamento com Laura, Marco Antônio sofre uma espécie de maldição. Sempre que a música “Evidências” de Chitãozinho, Xororó e José Augusto toca, ele desmaia e revive uma lembrança de seu antigo relacionamento com Laura. Esses diversos retornos ao passado auxiliam Marco Antônio a entender o motivo de Laura ter terminado com ele perto da data do casamento, algo que antes ele não conseguia compreender de forma alguma. Com isso, ele consegue pedir perdão para Laura e recebe uma segunda chance. Esse é o arco principal e condutor da história como um todo, protagonizada por Marco Antônio.

Na conclusão do filme, vemos o casal reviver as memórias antigas, e em vez de brigarem escolhem se amar. Isso para mim parece ser uma metáfora muito clara do amadurecimento das personagens, que passam a enxergar o passado de uma forma diferente. No fim de tudo, se casam e temos a participação especial de Chitãozinho e Xororó cantando em seu casamento. Tudo muito lindo. Assim, em meio a um final descontraído, divertido e feliz, o filme consegue se encerrar sendo o que desejava: um bom filme de comédia romântica e ficção científica para o espectador se divertir e esquecer os problemas do dia a dia.

Concluo que o filme está maravilhoso e faz um ótimo trabalho em entregar justamente o que prometeu. O elenco está muito bem encaixado em seus papéis e é muito bom ver Sandy atuando depois de tanto tempo longe das telas. Ela tem um estilo que funciona muito bem para o estrelado do audiovisual e espero que continue trabalhando em mais filmes. A parceria de Sandy e Fabio Porchat aqui funciona muito bem, criando um casal divertido e, em um momento em especifico, até emocionante. Evidências do Amor é um filme de comédia romântica que traz essa sensação deliciosa de nos amortecer dos problemas do dia a dia com uma história divertida e uma produção muito bonita.

 

1 – Star System é uma característica mercadológica da indústria de Hollywood, na qual os estúdios se esforçavam para manter uma imagem favorável de seus artistas para o público e, por meio da popularidade alcançada, conseguiam fazer um filme se tornar um grande sucesso apenas pela presença dos atores e atrizes adorados.

2 – Blockbuster é o termo usado para os filmes “arrasta quarteirão”. Normalmente, pensados desde sua pré-produção para atingir esse propósito. Com isso, tudo dele é pensado em refletir em lucros: escolha do elenco, diretor, história, fotografia, direção de arte… Tudo na produção é pensado em alcançar uma grande quantidade de público.


Filme: Evidências do Amor.
Elenco: Sandy Leah e Fabio Porchat.
Direção: Pedro Antônio.
Roteiro: Pedro Antônio, Alvaro Campos e Luanna Guimarães.
Produção: Brasil.
Ano: 2024.
Gênero: Comédia, Romance, Fantasia e Ficção Científica.
Sinopse: Marco e Laura se conhecem em um karaokê e cantam juntos “Evidências”. Desde então, eles se apaixonam e formam um casal que parecia perfeito, até o destino ter outros planos.
Classificação: 12 anos.
Distribuidor: Warner Bros.
Streaming: Não disponível.
Nota: 9,0.

Sobre o Autor

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *