CRÍTICA – O ACIDENTE

CRÍTICA – O ACIDENTE

Vencedor de 3 Kikitos, ‘O Acidente’, de Bruno Carboni, estreou na última quinta (24) nos cinemas brasileiros.

 

Joana, que usa sua bicicleta para se locomover na grande cidade em que vive, sofre um acidente estranho no meio do trânsito e, saindo ilesa, não conta para ninguém, nem mesmo para sua esposa. Porém, uma das pessoas que estava no carro que provocou o acidente gravou a cena do atropelamento e o vídeo viralizou.

Primeiras impressões

Ao assistir o trailer e ler a sinopse, imaginei um filme totalmente diferente. Felizmente, a surpresa foi positiva e o longa desafiou minha imaginação. O drama não é tão fácil de assistir, visto que seu “clímax” acontece logo na primeira sequência. Após ela, a narrativa pode seguir de forma lenta para alguns.

Para mim, um dos grandes prazeres de assistir ao longa foi perceber como cada área técnica trabalhou com maestria e como a equipe teve uma sinergia tão importante para realizar esse filme que foge do óbvio, desperta questões e ainda assim se finaliza de forma redonda. A direção é sensacional e suas intenções são perfeitamente perceptíveis.

Meticulosamente fotografado, O Acidente é um deleite visual. A protagonista, Joana, é uma pessoa fria e de difícil aproximação. Além de seus momentos individuais e de diálogos nos quais mais escuta do que fala, os cenários noturnos, chuvosos e vazios junto da colorização do filme compõem de forma eficaz a personagem principal e sua perspectiva.

Toda essa atmosfera conduzida pela montagem e um desenho de som extremamente calculado faz o drama ter uma sensação de thriller. A trilha musical é sensacional e, além de reforçar esta sensação, emoldura perfeitamente as cenas pintadas.

Questões intrínsecas

Minha intenção é não entregar muito do enredo, mas é necessário analisar algumas construções do longa para entender seu valor. A primeira é a aproximação de Joana com Maicon (Luis Felipe Xavier), o menino que gravou o vídeo do acidente. Joana desacredita da audácia do garoto de gravar uma cena de um momento grave e fica obstinada a entender o motivo daquilo. Assim, começa a seguir e se aproximar do menino. O menino, assim como ela, é solitário e quieto. Seu canal de vídeos do YouTube parece ser uma extensão de sua personalidade, uma forma de expressão.

No entanto, à medida que Joana se aproxima dele e de sua família, entendemos que é uma estratégia de materializar os momentos que vive, tendo certeza de que foram reais e, de certa forma, os eternizando. O longa é eficaz em despertar a curiosidade do espectador e, além disso, nos fazer indagar: quão tênue é a linha entre acidente e o intencional? O quão frágil é o que consideramos real? Estamos vivendo de verdade o que está acontecendo conosco no presente?

Essas perguntas que o filme faz surgir me ajudam a encontrar a resposta para a obsessão de Joana com Maicon e a situação complicada de sua família. Joana foge do que está, literalmente dentro dela e passa a cuidar de uma realidade distante dela que foi aproximada por um acidente.

Considerações Finais

‘O Acidente’ também tem uma camada de catarse. O atropelamento mobiliza os personagens e a última cena, surpreendente, pega qualquer espectador desprevenido.

Esta nos faz entender que alguns dos personagens estavam desacordados, letárgicos, alheios ao mundo ao redor. Já outros, alheios ao próprio universo interior.

O longa desafia, nos colocando em uma posição estranha de acompanhar uma personagem cujas intenções e prioridades são difíceis de entender. Porém, quando finalmente vim a entender, já estava assistindo à tal sequência final. Foi prazeroso perceber que cada minuto e cada sequência foram essenciais para construir o resultado final.

Pensei no longa por dias a fio, o que, para mim, é um dos melhores efeitos que um filme pode gerar.

Fugindo do previsível, ‘O Acidente’ vai te instigar a acompanhar as confusas formas de ser humano, suas estranhas ações e reações e seus relacionamentos conturbados até o final.


Filme: O Acidente
Elenco: Carol Martins, Luis Felipe Xavier, Carina Sehn, Gabriela Greco e Marcello Crawshawn
Direção: Bruno Carboni
Roteiro
: Bruno Carboni, Marcela Bordin
Produção
: Brasil
Ano
2022
Gênero
Drama
Sinopse:
O Acidente acompanha a ciclista Joana que se vê envolvida num acidente estranho no meio do trânsito em uma metrópole brasileira. A jovem consegue sair ilesa e decide esconder o acontecido de Cecilia, sua esposa, a qual ela está prestes a começar uma família. Quando um vídeo do acidente surge, Joana é convencida pela esposa a dar queixa e logo recebe a visita da motorista e de seu filho, o autor do vídeo. Aos poucos, Joana é atraída para a vida dessa família disfuncional, principalmente para os vídeos bizarros do jovem Maicon, fazendo mudar o olhar para com sua própria família que está começando.
Classificação
: 14 anos
Distribuidor
: Distribuidora Atelier W
Streaming:
Indisponível
Nota
: 8,5

Sobre o Autor

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *