Cobertura Festival do Rio | Coletiva de Imprensa de Argentina, 1985

Cobertura Festival do Rio | Coletiva de Imprensa de Argentina, 1985

 

Na última quarta-feira, dia 12/10, o Club do Filme foi convidado pela Prime Video a participar da coletiva de imprensa do filme Argentina, 1985 , dirigido por Santiago Mitre (Paulina; A cordilheira) e protagonizado pelo prestigiado ator argentino Ricardo Darín (O Segredo de Seus Olhos; Relatos Selvagens) e por Peter Lanzani, que começou sua carreira de sucesso com a série Quase Anjos (2007-2010).

Com a presença dos atores Peter Lanzani e Alejandra Flechner, a coletiva, que durou cerca de meia hora, conseguiu mostrar a simpatia e bom humor dos atores, além do orgulho que têm do filme que estreiou na 79ª edição do Festival de Veneza, e que foi exibido pela primeira vez no Brasil a partir do Festival do Rio, no Cine Odeon.

Argentina, 1985 é baseado em fatos e conta a história de Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, promotores que investigaram e processaram a ditadura militar argentina em 1985. É interessante perceber como um país vizinho lidou de forma tão diferente com o final da ditadura militar, tendo em vista a Lei da Anistia no Brasil.

Quando perguntados sobre a importância do filme em meio aos tempos atuais marcados por discursos e governos totalitários, os atores ressaltaram a necessidade da arte e do cinema de manter a memória das pessoas viva, para que a história não se repita em suas violências e atrocidades. Peter Lanzani, diz que tratou o papel com muita responsabilidade, visto que Luis Moreno Ocampo foi uma pessoa real e parte fundamental de eventos tão importantes para a história de seu país. A atriz Alejandra Flechner declara que Argentina, 1985  é um filme com potencial de comover diversos países além da Argentina, sendo uma reação ao  contexto no qual vivemos, repleto de discursos de ódio, radicalização e ataques a democracia.

Ao serem questionados sobre a experiência de trabalhar com o aclamado Ricardo Darín nos bastidores, Peter Lanzani brincou: “insuportável!”. Depois, relatou que Darín é um ícone para sua geração, e trabalhar com ele foi uma honra tanto por conta do aprendizado em set, quanto por seu profissionalismo, sua generosidade e humildade. Já Alejandra o descreveu como um “atorzaço”, um grande companheiro e uma pessoa extremamente comprometida com o trabalho.

Por fim, Peter ressalta mais uma vez que o filme é uma tentativa e uma possibilidade de respeitar a memória, e Alejandra concorda e declara que é necessário continuar se fazendo a pergunta, como nação: como não repetir os erros do passado?

Argentina, 1985 estreia exclusivamente no Prime Video em 21 de outubro em mais de 240 países.

Sobre o Autor

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *