OSCAR 2024 – MELHOR FILME INTERNACIONAL (Janeiro)

Qual filme não-europeu terá chances de uma indicação?

Após a divulgação da shortlist da categoria de Melhor Filme Internacional, muito me espantou a quantidade massiva de filmes europeus (10 no total) em contraponto a 2 asiáticos, 2 africanos e apenas 1 da América do Norte. Desta vez, nenhum filme da América do Sul e Central conseguiu ao menos uma vaguinha. Uma pena, dado a excelente repercussão de Retratos Fantasmas nos festivais por onde passou; desde 2020, o Brasil não chega numa shortlist (o último foi A Vida Invisível, no mesmo ano de Parasita).

Com a ausência de Anatomia de uma Queda, que poderia quebrar um jejum de 30 anos da França na categoria de Filme Internacional, Zona de Interesse se estabelece como franco favorito na disputa. Escolhido pelo  pelo Reino Unido como seu representante (o país possui apenas 2 indicações e nenhuma estatueta), o drama de guerra de Jonathan Glazer foi um dos principais destaques de Cannes levando o Prêmio do Júri. Por trás da sua campanha está ninguém mais e ninguém menos do que a A24, produtora que venceu em todas as principais categorias do Oscar 2023 (Melhor Filme, Direção, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro Original).  Ao lado de Zona de Interesse em Cannes, The Taste of Things recebeu o prêmio de Melhor Diretor e será um nome para se observar. O grande desafio será o longa não ficar na sombra de Anatomia de uma Queda.

Dentre os não-europeus, Perfect Days, do diretor alemão Wim Wenders, que também estreou em Cannes, parece ser a principal opção fora do eixo (apesar de nem tanto assim). O Japão é o terceiro país com maior número de indicações nesta categoria (5); atrás apenas da Itália (14) e França (12). Apesar de não existir nenhuma regra oficial de indicar ao menos um filme não-europeu, é válido destacar que isso não ocorre desde 1996. Outra produção que pode se beneficiar dessa estatística é o longa mexicano Totem, único representante da América do Norte.

Posto isso, não podemos negar uma possível esnobada de Perfect Days, que tem chamado pouca atenção ainda que tenha sido um dos destaques de Cannes e reconhecido como um dos melhores filmes de 2023 e da carreira de Wenders. Desta forma, não dá para negar a força de The Teacher’s Lounge, indicado da Alemanha, país vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional ano passado por Nada de Novo no Front, da Netflix. A gigante dos streamings, por sinal, faz campanha pelo escolhido da Espanha, Sociedade da Neve, um drama espanhol que narra a história que ficou conhecida por Milagre dos Andes.

Assim como Zona de Interesse é esperado em outras categorias – como Direção, Roteiro Adaptado, Atriz Coadjuvante, Som, Trilha Sonora Original e Cinematografia –, Sociedade da Neve também quer ser lembrado em Efeitos Visuais, Trilha Sonora Original e Maquiagem & Cabelo. Caso ambos os filmes consigam essas indicações “extras”, já é possível cravar que a disputa estará centrada entre esses dois.

Outra regra não-oficial bem recente na categoria de Melhor Filme Internacional é a indicação de documentários. Desde 2019, foram 3 produções documentais indicadas (Honeyland, Collective e Flee). Na corrida temos o ucraniano 20 Days in Mariupol e o híbrido drama-documentário da Tunísia, As Quatro Filhas de Olfa, que disputam entre si uma possível vaga. Porém, temas relacionados à Guerra da Ucrânia ou anti-Rússia seguem em alta na Academia (ano passado a indicação de The House Made of Splinters na categoria de documentário surpreendeu a todos). Então, ponto para 20 Days in Mariupol.

O novo filme de Mads Mikkelsen, The Promised Land – da Dinamarca –, também pode surpreender e beliscar uma indicação. Desde 2010, o país conseguiu 7 indicações, em que duas resultaram em vitória (Druk e Num Mundo Melhor). E não é coincidência que 3 destas produções sejam protagonizadas por Mikkelsen. O ator possui excelente relacionamento com Hollywood, sendo um dos atores europeus e não-britânicos mais conhecidos fora da Europa.

No mais, não podemos subestimar a fofura que é Fallen Leaves. O longa conquistou espaços no Globo de Ouro e não seria surpresa caso um ou outro filme fosse esnobado para ele ser indicado (a França que se cuide, por exemplo). Não é segredo de que os votantes não assistem todos os filmes, então os seus 70 minutos de duração pode ser um chamariz na tela dos screeners.

Mais cotados:

1) Zona de Interesse (Reino Unido)

2) Sociedade da Neve (Espanha)

3) The Taste of Things (França)

4) The Teacher’s Lounge (Alemanha)

5) 20 Days in Mariupol (Ucrânia)

Em consideração:

6) Fallen Leaves (Finlândia)

7) Perfect Days (Japão)

8) The Promised Land (Dinamarca)

9) As Quatro Filhas de Olfa (Tunísia)

10) Totem (México)